CAPS 2.0: Um sistema de purificação do ar que reduz a poluição e elimina vírus

CAPS 2.0: Um sistema de purificação do ar que reduz a poluição e elimina vírus

A startup chinesa Sino Inno Lab recentemente apresentou ao mundo o CAPS 2.0, um sistema de purificação de ar, filtrando o ar poluído das cidades, removendo alérgenos transportados pelo ar e matando vírus, bactérias e fungos em questão de segundos.

O primeiro protótipo do CAPS (abreviação para “City Air Purification System”) foi desenvolvido em 2015 e, hoje, o CAPS 2.0 é um modelo que tem a missão de proteger os moradores urbanos com tecnologias de filtragem e sanitização que melhoram a qualidade do ar de cidades e áreas com grande densidade populacional.

Com sua forma de abrigo de ponto de ônibus, o CAPS 2.0 atrai o ar poluído circundante, criando uma cortina de ar em forma de escudo invisível na parte inferior do dossel, enquanto simultaneamente gera correntes de ar dentro desse espaço para fazer a limpeza. Então, o ar poluído é purificado na parte interna do CAPS 2.0 e, segundo a Sino Inno Lab, seu sistema reduz pela metade a exposição à poluição, remove 99,95% dos alérgenos do ar, mata vírus (incluindo o coronavírus), bactérias e fungos em segundos.

O CAPS 2.0 coleta energia solar por meio de seus painéis fotovoltaicos, que ocupam cerca de 20% do telhado, tornando a instalação autossustentável. Além da sustentabilidade, o CAPS 2.0 também possui um controle inteligente, através do uso da nuvem e da Internet das Coisas (IoT), o que permite seu monitoramento em tempo real, comparação de dados e exibições interativas; bem como Informações diárias úteis sobre clima, qualidade do ar, horários de ônibus e outros dados que podem ser transmitidos ao vivo e são facilmente personalizados.

Além de poder ser usado como um ponto de ônibus, a tecnologia do CAPS 2.0 pode ser facilmente adaptada a ambientes como praças de alimentação ao ar livre e restaurantes de beira de estrada. Ou então, ainda integrando o mobiliário urbano do transporte público, sendo instalação em estações de bonde e pontos de táxi.

Atualmente, um modelo do CAPS 2.0 ficará em exibição no Central and Western District Promenade (Central Section), em Hong Kong, até 20 de junho. Após isso, ele viajará para Olympian City, um complexo residencial e comercial localizado na cidade de Kowloon, onde alunos de uma universidade local irão monitorar e analisar os dados coletados na exposição.

Para saber mais sobre o CAPS 2.0, acesse o site oficial da Sino Inno Lab e confira o vídeo a seguir.

City Air Purification System (CAPS) 2.0City Air Purification System (CAPS) 2.0