Briiv: A mini floresta inteligente que é um purificador de ar natural

Briiv: A mini floresta inteligente que é um purificador de ar natural

Com o aumento do tempo que passamos em casa e os períodos de clima seco, a busca por purificadores e umidificadores de ar aumentou. O problema global que surge junto com a solução de um problema individual nos leva a uma questão de sustentabilidade muito maior. Os umidificadores são, em sua maioria, compostos por plástico; enquanto os purificadores de ar comuns usam filtros são fabricados com uma combinação de fibras de vidro e plástico. Assim, quando esse aparelhos chegam ao fim de suas vidas (o que pode durar meses), eles são descartados e vão direto para aterros sanitários.

A solução? Que tal um purificador de ar natural e sustentável? O Briiv é feito com materiais 90% naturais e sustentáveis, enquanto seu filtro é composto por materiais 100% biodegradáveis. A ação purificadora de uma unidade do Briiv é equivalente a 3.043 plantas domésticas.

O objetivo da equipe que criou o aparelho é levar o ar fresco e limpo do campo (do interior da Grã-Bretanha, mais especificamente) para a cidade; e sua missão é mostrar ao mundo que é possível criar produtos eletrônicos biodegradáveis ​​e circulares sem comprometer sua qualidade.

O Briiv possui uma combinação de quatro filtros naturais e totalmente biodegradáveis. Os quatro estágios desse filtro são compostos por musgo, fibra de coco, carvão ativado e lã. Todas essas camadas trabalham juntas para melhorar efetivamente a qualidade do ar em qualquer ambiente, ao mesmo tempo que são completamente biodegradáveis durante e após seu tempo de uso. Quando esses filtros chegam ao fim de suas vidas úteis, eles podem ser descartados ou, de preferência, inseridos em uma composteira –  e seu processo de compostagem leva de 3 a 4 meses para ser concluído –, não parando em nenhum aterro sanitário e causando zero impacto em nosso planeta. 

O corpo principal do Briiv é formado por um bioplástico feito a partir de uma planta chamada capim-elefante e, assim como seu filtro, também pode ser completamente decomposto.

Podendo filtrar uma área de 16m2 em menos de 30 minutos, o Briiv possui um gasto de energia de apenas 5V. Através de um aplicativo inteligente e simples, é possível definir temporizadores, monitorar o uso do filtro e desligar o aparelho remotamente. Além disso, uma integração opcional com a Alexa e o Google Assistant  permite que o Briiv seja integrado a uma casa inteligente.

Atualmente, é possível adquiri-lo apoiando sua campanha de crowdfunding no Indiegogo, por valores a partir de £249. E, além de ser sustentável e eficiente, ele provavelmente é o purificador de ar mais bonito que você já viu em toda a sua vida. para saber tudo sobre o Briiv clique aqui e confira o vídeo a seguir.