Unocup cria copo de café dobrável, biodegradável e ergonômico

Unocup cria copo de café dobrável, biodegradável e ergonômico

Nos últimos anos, pessoas ecologicamente responsáveis e empresas focadas em objetivos sustentáveis passaram por uma importante mudança em suas rotinas: a redução do plástico de uso único. Primeiro, foram os canudos e, agora, as tampas de plástico dos copos de café estão em foco.

Anualmente, estima-se que cerca de 8,25 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos, e levarão mais um milhão de anos para se decompor, causando danos significativos aos oceanos e à vida marinha. Só a cidade de Nova York, onde o consumo de café para viagem é algo que faz parte da cultura dos habitantes, gera resíduos de tampas de plástico suficientes para cobrir o planeta inteiro três vezes.

Para resolver um problema de sustentabilidade e ainda dar mais ergonomia aos copos de café, uma empresa chamada Unocup projetou um copo de papel que se dobra para criar uma tampa à prova de derramamento.

Ao dobrar dobrar cada aba para dentro ou para fora, é possível fechar e abrir o copo. O utensílio possui uma forma única, que se encaixa na palma da mão, enquanto a estrutura uniforme cria um corpo forte e consistente que não cede sob pressão, ao contrário dos copos de papel tradicionais.

Desenvolvido por Tom Chan e Kaanur Papo, além de ser totalmente sem plástico, o copo também é compostável. Os sócios chegaram ao seu primeiro protótipo em 2015 e, desde então, o projeto foi refinado 800 vezes, até chegar à sua versão final. Durante o processo, o copo foi otimizado para produção em massa usando maquinário de fabricação de copos já existente, o que resultará em uma economia significativa de custos e energia na fabricação, armazenamento e transporte.

“O que é realmente empolgante em nosso projeto é que ele é uma solução sustentável e prática ao mesmo tempo”, diz Kaanur Papo.

Em 2019, a Unocup lançou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, que contou com 746 apoiadores e arrecadou mais de US$ 31.256,00 (algo muito superior à meta de US$ 14.500,00). E, em 2020, a Unocup venceu o prêmio Innovation by Design da Fast Company na categoria embalagens. Para saber mais, clique aqui e confira o vídeo a seguir.

A Portable Foldable Cup Can Prevent Pollution | Future BlinkA Portable Foldable Cup Can Prevent Pollution | Future Blink