Starbucks lança iniciativa Greener Stores no Brasil

Starbucks lança iniciativa Greener Stores no Brasil

Em um cenário global, a responsabilidade das grandes corporações em adotar práticas sustentáveis efetivas é indiscutível. Não apenas como uma estratégia de marketing, mas como uma resposta real e tangível às demandas de um planeta em crise. E é nesse contexto que a Starbucks entra em cena no Brasil.

Recentemente, a gigante mundial das cafeterias deu um passo significativo ao incluir o Brasil em seu programa Global Greener Stores, certificando 18 de suas lojas sob este selo.

O programa Greener Stores foi desenvolvido em conjunto com o World Wildlife Fund (WWF) com o objetivo de acelerar a transformação do varejo global. O foco está em lojas de menor impacto ambiental, que apresentem reduções nas emissões de carbono, no uso de água e na geração de resíduos.

A adesão a esse selo não é meramente simbólica. As lojas brasileiras certificadas adotaram medidas concretas, como a iluminação 100% LED, que diminui o consumo energético em até 50%, e dispositivos que podem reduzir o uso de água em até 60%.

Os objetivos da Starbucks são audaciosos, visando reduzir pela metade as emissões de carbono, o uso de água e os resíduos enviados para aterros até 2030. Essa meta, além de refletir um compromisso ambiental, tem o potencial de posicionar a empresa como líder em sustentabilidade no segmento.

A parceria com o WWF e a criação da Estrutura Starbucks Greener Store mostram um olhar atento não apenas ao meio ambiente, mas também à experiência do cliente, com a redução de ruídos e melhor aproveitamento da iluminação natural nas lojas. E, em uma ação integrada de reaproveitamento, a empresa oferece as borras de café aos clientes, incentivando seu uso como adubo.

Desde o anúncio da expansão internacional das Greener Stores em setembro de 2021, a Starbucks implementou uma estrutura global de padrões de design, construção e operações para certificar novas lojas em todo o mundo. Até julho de 2023, foram certificadas como Greener Stores unidades em mais de 20 países em todo o mundo; na América Latina e no Caribe, esses incluem: Argentina, Bahamas, Barbados, Chile, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Trinidad e Tobago e Uruguai, além do Brasil.

As 18 lojas Greener Stores brasileiras estão localizadas em oito estados diferentes:

Santa Catarina:

  • Porto Belo Outlet (BR-101, Km 159 – Porto Belo, SC)
  • Garten Shopping Joinville (Avenida Rolf Wiest, 333 – Joinville, SC)
  • Mueller Shopping Joinville (Rua Visconde de Taunay, 235 – Joinville, SC)
  • Norte Shopping Blumenau (BR-470, 3000 – Blumenau, SC)
  • Neumarkt Blumenau (Rua 7 de Setembro, 1213 – Blumenau, SC)
  • Beiramar Shopping (Rua Bocaiúva, 2468 – Florianópolis, SC)

São Paulo:

  • Maxi Shopping Jundiaí (Avenida Antonio Frederico Ozanam, 6000 – Jundiaí, SP)
  • Litoral Plaza Shopping (Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511 – Praia Grande, SP)
  • Morro Azul (Rodovia Dom Pedro I, Km 95,5 – Itatiba, SP)

Paraná:

  • Estação Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 2775 – Curitiba, PR)
  • Barigui (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Curitiba, PR)

Minas Gerais:

  • Center Shopping Uberlândia (Avenida João Naves de Ávila, 1331 – Uberlândia, MG)
  • Partage Betim (Rodovia Fernão Dias, 601 – Betim, MG)

Goiás:

  • Outlet Premium Brasília (BR-060, 360 – Alexânia, GO)

Brasília-DF:

  • Shopping Taguatinga (QS 01, Lote 40 – Brasília, DF)

Bahia:

  • Shopping da Bahia (Avenida Tancredo Neves, 148 – Salvador, BA)
  • Shopping Barra Salvador (Avenida Centenário, 2992 – Salvador, BA)

Rio de Janeiro:

  • Nova Iguaçu Shopping (Avenida Abílio Augusto Távora, 1111 – Nova Iguaçu, RJ)
Starbucks: Looking to the FutureStarbucks: Looking to the Future
Compartilhe esse artigo: