Sky Park: Cobertura de estação de metrô se transforma em um grande parque

Sky Park: Cobertura de estação de metrô se transforma em um grande parque

Aproveitar áreas já existentes pode ser uma importante solução para criar espaços verdes de convivência para os habitantes de grandes centros urbanos. Um exemplo disso é o Sky Park, um espaço para esportes e lazer com o vista para o horizonte da cidade Shenzhen (na província chinesa de Guangdong).

Criado pelo escritório de arquitetura Crossboundaries, até pouco tempo atrás o Sky Park era apenas o telhado de um terminal de metrô. Hoje, o espaço é um parque público de 1,2 km com uma ampla variedade de instalações esportivas ao ar livre.

O parque se conecta ao prédios do bairro ao seu redor por meio de pontes suspensas, conduzindo estudantes e entusiastas do esporte em uma plataforma feita para eles. Assim, instituições de ensino e a comunidade local se unem em uma combinação única de opções de esportes e recreação, aliadas à paisagem.

O Sky Park é organizado fisicamente para atender a três diferentes grupos de usuários: o público em geral, escolas vizinhas e profissionais do esporte. O espaço conta com instalações esportivas, que vão desde quadras de basquete e de futebol, além de quadras de tênis de nível profissional.

Para quem busca apenas um passeio casual, sem cruzar com as atividades de alta energia, uma passarela separada se entrelaça ao longo do parque, com partes elevadas para uma vista melhor.

Uma vez dentro do Sky Park, um sistema de sinalização é implementado para ajudar os usuários pelo trajeto, que conta com placas de sinalização e um mapa com a descrição de onde estão localizadas as diferentes opções de esporte e lazer localizadas pelo parque.

“Nosso parque é como um quebra-cabeça que se conecta às comunidades vizinhas”, conta Binke Lenhardt, um dos cofundadores da Crossboundaries. “Cria a ligação física e visual necessária entre o tecido urbano e o litoral e, ao longo do caminho, visa também atender as escolas ao seu redor e a necessidade cada vez maior do público de espaços recreativos e de respirar num ambiente urbano denso.”

Para saber mais sobre o projeto, confira o vídeo a seguir:

__

Créditos – Imagens: BAI Yu

Compartilhe esse artigo: