primeira balsa movida a hidrogênio do mundo inicia operação na Califórnia

primeira balsa movida a hidrogênio do mundo inicia operação na Califórnia

As balsas têm um papel fundamental no transporte de pessoas e bens, conectando regiões separadas por corpos d’água e oferecendo uma alternativa eficiente e muitas vezes cênica de deslocamento.

No Brasil, exemplos notáveis incluem a balsa Santos-Guarujá em São Paulo e a travessia Salvador-Itaparica na Bahia. Contudo, a dependência de combustíveis fósseis dessas embarcações tem gerado preocupações ambientais. É nesse cenário que San Francisco surge com uma inovação revolucionária: a Sea Change, a primeira balsa movida a hidrogênio do mundo.

Lançada recentemente, a Sea Change marca um avanço significativo na tecnologia de transporte marítimo sustentável. Desenvolvida pela Zero Emission Industries e operada pela Switch Maritime, a balsa utiliza células de combustível de hidrogênio para gerar energia elétrica, proporcionando uma experiência de viagem silenciosa e sem emissões poluentes.

A Sea Change é movida por um sistema de propulsão totalmente elétrico, eliminando o ruído e a vibração comuns nas balsas tradicionais. A embarcação, que opera entre o Ferry Building de San Francisco e o Pier 41, tem capacidade para 75 passageiros e armazena hidrogênio no convés superior, convertendo-o em eletricidade através de células de combustível localizadas no convés principal.

Benefícios do hidrogênio

Enquanto balsas tradicionais emitem CO2 e poluentes tóxicos, a Sea Change libera apenas calor e vapor d’água. Esse vapor é utilizado nos banheiros a bordo e em uma fonte de água potável, tornando-a a única embarcação do mundo onde é possível beber a “emissão” gerada.

O hidrogênio oferece diversas vantagens sobre as baterias, que são uma alternativa para a propulsão elétrica. As baterias, apesar de eficientes, são limitadas pelo peso e alcance que podem proporcionar. O hidrogênio, por outro lado, permite uma maior autonomia, possibilitando que as embarcações viajem distâncias mais longas sem a necessidade de reabastecimento frequente.

Embora atualmente seja caro, o custo do hidrogênio deve diminuir significativamente nos próximos anos, tornando-o uma alternativa viável e econômica aos combustíveis fósseis.

Futuro promissor para a tecnologia

O abastecimento da Sea Change é feito por caminhões que entregam hidrogênio nos locais de atracação, semelhante ao processo de abastecimento com diesel. Essa flexibilidade elimina a necessidade de infraestrutura dedicada em cada porto, facilitando a adoção em larga escala.

Apesar de a maioria do hidrogênio ser produzido a partir de combustíveis fósseis, a transição para hidrogênio verde – produzido a partir de água e eletricidade renovável – está no horizonte. Mesmo com o hidrogênio convencional, a redução da poluição atmosférica já é um grande avanço.

O projeto Sea Change enfrentou desafios, incluindo atrasos devido à pandemia de COVID-19, mas a tecnologia de hidrogênio demonstrou ser viável e promissora. Com um programa piloto de seis meses, a balsa poderá se tornar um serviço permanente, incentivando a transição para tecnologias de emissão zero em outras partes do mundo.

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