Essas pranchas são fabricadas com resíduos gerados em protótipos de impressão 3D

Essas pranchas são fabricadas com resíduos gerados em protótipos de impressão 3D

Aproximadamente oito milhões de peças de plástico chegam ao oceano diariamente (OSPAR, 2009). Isso é muito plástico. Enquanto algumas marcas se comprometem com práticas sustentáveis enigmáticas que têm mais a ver com marketing do que com um modelo de negócios realmente sustentável (para saber mais sobre Greenwashing, clique aqui), outras buscam formas inovadoras de fazer algo com os resíduos plásticos que elas produzem.

A Uido Design é um estúdio de design multidisciplinar conhecido por seu catálogo de produtos impressos em 3D e sua equipe está fazendo algo sobre os resíduos que produzem durante o processo de desenvolvimento desses produtos. Quebrando os resíduos plásticos produzidos a partir da impressão 3D em pedaços, a Uido Design usa os resíduos para criar pranchas de mão para os usuários surfarem nas ondas do mar.

Cada vez que a Uido Design desenvolve um novo design de produto, toneladas de caixas são preenchidas com resíduos plásticos de protótipos impressos em 3D.

“Nosso compromisso com o planeta é sério”, diz a Uido Design, “e nosso único desperdício como empresa são esses protótipos, então começamos a pensar no que podemos fazer com eles e como podemos transformá-los em um produto novo e divertido.”

Desenhadas por Lautaro Lucero, as pranchas são feitas à mão por ele e Tadeo Lucero. Após os resíduos plásticos serem triturados e transformados em pequenos pedaços, a dupla dá forma a placas de 6 mm, que são cortadas e transformadas em pranchas de mão, usadas para remar nas ondas do mar. Embora as pranchas de mão não sejam um produto de grande uso, elas representam uma forma divertida de fazer algo com o lixo gerado em um processo e pode ser apenas o pontapé inicial para o desenvolvimento de outros produtos com plástico reciclado usando a mesma técnica.

Para saber mais, confira as imagens a seguir.

Compartilhe esse artigo: