Polyformer transforma garrafas PET em filamentos para impressoras 3D

Polyformer transforma garrafas PET em filamentos para impressoras 3D

O designer Reiten Cheng, residente de Pasadena, na Califórnia, assumiu a missão de descobrir soluções que melhorem nosso relacionamento com objetos presentes em nossa rotina. Uma dessas soluções é o Polyformer, uma máquina de código aberto impressa em 3D que transforma garrafas PET em filamentos para impressoras 3D. O Polyformer pode ser construído usando principalmente peças impressas em 3D e componentes de impressora 3D facilmente obtidos, para que a maioria dos fabricantes possa montá-lo por conta própria.

O Polyformer possui uma estrutura modular e vertical, em formato de L, que permite que os usuários troquem facilmente as peças e modifiquem ao seu gosto; além de facilitar a interação com a máquina, esse design minimiza a quantidade de espaço que a máquina ocupa.

Reiten Cheng construiu um dispositivo que fatia rolamentos empilhados que cortam a garrafa d’água e a transforma em uma fita longa e consistente. Após isso, o usuário pode alimentar a impressora 3D com o material reaproveitado para transformá-lo em um filamento de 1,75 mm. Uma extremidade do filamento pode ser posteriormente inserida no carretel motorizado vermelho, para completar o processo de remodelação.

Toda a máquina foi impressa com garrafas PET recicladas, o que dá à máquina uma bela aparência translúcida. Uma ferramenta circular para fomentar a economia circular. Para saber mais sobre o Polyformer e conhecer outras invenções inovadoras de Reiten Cheng, clique aqui.

Compartilhe esse artigo: