Movin’On Challenge Design: Desafio busca soluções para fornecer serviços de forma eficiente e sustentável

Movin’On Challenge Design: Desafio busca soluções para fornecer serviços de forma eficiente e sustentável

A tecnologia transformou a expectativa da população global no que se diz respeito a transporte: nós precisamos atravessar grandes cidades no menor tempo possível e as entregas de comprar feitas on-line precisam ser feitas rapidamente. Mas, para que o futuro da mobilidade seja construído, é preciso pensar em mais questões do que apenas mover pessoas e bens; o mundo em evolução exige a prestação de serviços a todas as pessoas, da forma mais sustentável possível.

Quase 30% da população mundial vive fora dos centros urbanos e um número igual reside em áreas urbanas economicamente prejudicadas, com infraestrutura abaixo do padrão necessário para se viver bem.

Por isso, é importante que as mentes inovadoras que estão desenhando o futuro dos transportes pensem em garantir que os serviços, incluindo serviços essenciais, estejam prontamente disponíveis para todas as pessoas, em todos os lugares do mundo.

Dentro desse cenário, o Movin’On Challenge Design – que em 2022 conta com o tema “Entregue” – tem o objetivo de projetar uma solução de mobilidade para fornecer serviços essenciais a todas as pessoas de maneira segura, eficiente e sustentável.

Anteriormente conhecido como Michelin Challenge Design, a competição internacional tem uma história de 21 anos, foçada em promover e incentivar a inovação das mentes mais brilhantes da indústria do design. Em seus primeiros 21 desafios, a competição recebeu mais de 14.700 inscrições de 136 países.

Nas últimas duas décadas, o desafio emitiu um amplo briefing para os participantes, solicitando a criação de veículos elétricos e carros de corrida conceituais. Já no briefing para 2021, que contou com o tema “Respeito”, a Michelin incentivou os participantes a pensar em soluções para acabar com a desigualdade de mobilidade entre pessoas de diferentes comunidades, estilos de vida e com habilidades diferentes.

O desafio também é conectado ao Movin’On Summit, o principal encontro do mundo para mobilidade sustentável. Também criado e inspirado pela Michelin, o evento reúne grandes empresas, startups, autoridades públicas e acadêmicas, ONGs e organizações internacionais, além de uma comunidade de especialistas e profissionais que compartilham suas ideias sobre como podemos passar da ambição para a ação.

A edição atual não está apenas procurando soluções voltadas para o transporte em si, por isso, podem se inscrever artistas, designers, engenheiros, arquitetos, urbanistas, criativos ou qualquer pessoa com uma forte visão de construir um futuro mais equitativo e sustentável, considerando a necessidade e a relação da humanidade com a mobilidade.

Em 2022, os participantes devem:

  • Identificar as pessoas ou comunidades que sua solução atenderia, incluindo pesquisas relacionadas, e como isso melhorará sua qualidade de vida.
  • Explicar como sua ideia é construída com base no design inclusivo para aprimorar a experiência humana, e não simplesmente para tornar os serviços mais convenientes para quem já tem acesso.
  • Ilustrar como sua solução inovadora fornecerá serviços às pessoas.

O Movin’On Challenge Design receberá ideias de mentes inovadoras do mundo todo e o prazo para as inscrições vai até 1º de março de 2022. Os três principais vencedores do desafio serão anunciados em um evento global, realizado no mês de junho.

Para realizar sua inscrição, clique aqui. E, neste link, confira os vencedores das edição 2021 do desafio.

Movin’On Challenge Design 2022 Theme: DELIVEREDMovin’On Challenge Design 2022 Theme: DELIVERED
Compartilhe esse artigo: