A empatia é uma habilidade importante. Como usá-la no ambiente de trabalho?

A empatia é uma habilidade importante. Como usá-la no ambiente de trabalho?

Empatia é o ato de se colocar no lugar de outro pessoa, tem a ver com compreensão e perspectiva. Muitas pessoas confundem isso com outros atributos, como bondade, boas maneiras, gentileza ou generosidade. Mas a empatia é algo mais desafiador do que isso tudo. Ver o mundo a partir da perspectiva de outra pessoa é algo que exige que nos coloquemos além de nossas zonas de conforto para tentar entender algo ou alguém. E esse tipo de ação é exatamente o que mais precisamos no ambiente de trabalho de hoje, se quisermos tirar o máximo proveito de nossas equipes, nosso trabalho e de nós mesmos.

De acordo com estudos realizados pela Development Dimensions International (DDI), a empatia é a maior habilidade de liderança individual necessária hoje em dia.

“Ser capaz de ouvir e responder com empatia é a única habilidade de interação que supera todas as outras habilidades”, diz Richard S. Wellins, vice-presidente sênior da DDI.

Já para Dianne Crampton, pesquisadora da Universidad Gonzaga (Washington, EUA) que apoiou as descobertas da DDI, “a empatia é um valor de equipe universal, que promove um alto comprometimento e cooperação no local de trabalho”.

Algumas empresas acreditam que a empatia é tão importante que oferecem a seus colaboradores um “treinamento de empatia”. Nos EUA, por exemplo, 20% dos empregadores norte-americanos oferecem esse tipo de treinamento – o que, quando olhamos para as inciativas que eram tomadas há 10 anos, pode ser considerado algo inédito.

A empatia é uma das principais habilidades que um profissional pode (e deve) ter, independente de seu mercado de atuação. Descubra como liderar com empatia pode trazer grandes benefícios ao seu trabalho – e das pessoas ao seu redor.

Lembre-se de que somos todos humanos

Cada pessoa que cruza seu caminho tem sua própria vida, seus próprio problemas e suas próprias questões para lidar. Somos todos seres humanos, não somos números ou robôs. Todos estão sujeitos a erros, a imprevistos e a dias ruins. Ter isso em mente já é o primeiro passo.

Esteja disponível

Estar disponível não significa que você precisa estar acessível a qualquer hora, nem que você precisa responder seus e-mails em poucos minutos. Isso, na verdade, está mais relacionado a estar emocionalmente disponível para seus funcionários, colegas e clientes. Largue o celular e faça contato visual. Tenha um interesse pessoal e mostre às pessoas que você realmente se importa. Todos precisam ser ouvidos e, quando você decide parar, ouvir e se importar, pode inspirar as pessoas a alcançar resultados positivos.

Ouça

Para um líder, na maioria das vezes pode ser desafiador apenas ouvir sem fazer interrupções para fazer perguntas ou dar conselhos. Mas um dos traços mais críticos de um líder empático é a capacidade de simplesmente para e escutar ativamente. Às vezes, as pessoas só precisam desabafar ou conversar sobre os problemas em questão para que possam colocar seus pensamentos em ordem e até mesmo encontrar uma solução por conta própria.

Lidere pelo exemplo

Todo líder está sendo observado. As pessoas retratam o que vêem, e se elas perceberem que você dedica um tempo para estar disponível, ouvir, entender e valorizar os pensamentos e sentimentos dos outros, elas provavelmente serão inspiradas por isso. Portanto, lidere com empatia e você estará ensinando aos outros o mesmo.

A empatia pode não ser uma habilidade fácil de ser dominada, ela não é ensinada na Universidade, nem pode ser aprendida em um curso com horas fechadas, mas é fundamental para se viver em comunidade – seja essa comunidade o escritório onde trabalhamos, o prédio em que moramos, nossa cidade ou nosso Planeta.

Antes de seguir para um próximo texto e encerrar essa reflexão de forma inspiradora e com muito bom humor, confira o curta animado “Mr Indifferent”, de Aryasb Feiz:

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Créditos – Imagem Destaque: Shutterstock

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