IKEA começa a vender energia solar para residências na Suécia

IKEA começa a vender energia solar para residências na Suécia

A IKEA, a maior marca de móveis do mundo, está se expandindo para a venda de energia renovável para residências, começando com o mercado doméstico na Suécia, em setembro. Segundo o Ingka Group, proprietário da maioria das lojas IKEA em todo o mundo, as famílias poderão comprar eletricidade renovável a preços acessíveis de parques solares e eólicos – e monitorar seu uso por meio de um aplicativo.

A IKEA também vende painéis solares para residências em 11 mercados; e a empresa que produz esses painéis, a Svea Solar, será um importante parceiro estratégico para o novo negócio. A Svea Solar comprará a eletricidade da bolsa de energia nórdica Nord Pool e a revenderá sem custo adicional. As famílias pagarão uma taxa mensal fixa mais uma taxa variável.

Os clientes poderão rastrear sua própria produção no aplicativo e vender o excedente de eletricidade. Segundo Jonas Carlehed, chefe de sustentabilidade da IKEA Suécia, o objetivo da empresa é lançar a nova oferta de energia renovável, bem como a oferta de painéis solares da IKEA para todos os mercados. Ingka Group anunciou que o plano é oferecer eletricidade de parques eólicos e solares com cinco anos ou menos, como forma de incentivar a construção de mais parques.

“Queremos tornar a eletricidade de fontes sustentáveis mais acessível para todos”, disse a empresa em seu comunicado. “A IKEA quer construir o maior movimento de energia renovável junto com colegas de trabalho, clientes e parceiros em todo o mundo, para ajudarmos a combater as mudanças climáticas juntos.”

A IKEA pretende ser “positiva para o clima”, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em mais do que é emitido por toda a cadeia de valor da empresa, desde a produção de matéria-prima até o descarte de móveis pelos clientes – até 2030. Para Jonas Carlehed, a oferta de energia renovável aos clientes é uma forma de contribuir com a evolução dessa meta, além de ser um novo fluxo de receita em potencial.

“Isso contribuirá indiretamente com a meta, já que o uso de nossos produtos [como eletrodomésticos, iluminação e eletrônicos] por nossos clientes é responsável por cerca de 20% da pegada climática total da IKEA.”

IKEA Home Solar is easyIKEA Home Solar is easy

__

Créditos: Imagem Destaque OFC Pictures / Shutterstock