Hackathon do SAS ajuda na resolução de desafios de grandes cidades

Hackathon do SAS ajuda na resolução de desafios de grandes cidades

Na Indonésia, pequenos negócios são um negócio sério. Mais de sessenta e quatro milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) – uma para cada cinco indonésios – empregam 97% da força de trabalho do país. E, em Jacarta, capital ondem residem 11 milhões de pessoas, as MPMEs são os motores que fazem a economia girar.

Quando a pandemia de coronavírus estourou, os consequentes lockdowns e restrições de atividades fecharam grande parte do comércio tradicional e ameaçaram a subsistência de milhares de pessoas. O governo local da Região Especial da Capital de Jacarta adotou medidas para diminuir o impacto, incluindo a injeção de capital para manter em funcionamento os negócios durante a pior das pandemias e os picos de contágio. A concessão de um auxílio emergencial foi uma linha de salvação para os proprietários de MPMEs e colaboradores em toda a região.

Um novo desafio surgiu: Como garantir que trilhões de rupias indonésias fossem gastas com sensatez, apoiando tanto empresas que servem áreas vulneráveis quanto aquelas com maior potencial de recuperação no mundo pós-COVID, e ajudar a retomar a economia local e nacional.

Uma equipe de cientistas de dados indonésios se empenhou para resolver este desafio. Utilizando dados e análises avançadas, como inteligência artificial (IA) e machine learning, a equipe ajudou as autoridades locais de Jacarta a otimizar a distribuição do auxílio financeiro contra a COVID.

A equipe JAKSTAT fez parte da Hackathon SAS 2022, um evento de um mês patrocinado pelo SAS, em parceria com a Microsoft. Equipes da Hackathon ao redor do mundo colaboraram com especialistas e mentores do SAS para enfrentar grandes desafios de negócios e governos, e usaram o Hackathon como uma incubadora de inovação.

Durante a Hackathon SAS, equipes de participantes colaboram e competem para desenvolver as melhores soluções para desafios corporativos ou humanitários usando a tecnologia SAS. Ao contrário de outras hackathons, em que os participantes se encontram pessoalmente por alguns dias, a Hackathon do SAS foi totalmente digital e durou um mês. As equipes tiveram acesso a um portal de aprendizagem e a um mentor SAS. Durante a Hackathon, elas criam produtos e aplicações potencialmente viáveis para o mercado, e o SAS ajuda no desenvolvimento e na comercialização dessas soluções.

A JAKSTAT aplicou IA e análises avançadas usando a SAS Viya, a plataforma em nuvem de gerenciamento de dados, IA e de tomada de decisão do SAS, que se integra com tecnologias de código aberto, como Python, também utilizada pela equipe. A combinação de IA na nuvem deu às equipes da Hackathon – e às empresas, entidades governamentais e universidades de todo o mundo – o poder de transformar, rapidamente, dados em decisões melhores, mais rápidas e confiáveis.

Inovação e justiça social

Neste deste ano, uma equipe de cientistas de dados e entusiastas da tecnologia da região de Milwaukee, Wisconsin, utilizou inteligência artificial (IA) para analisar o resultado das políticas e procedimentos de execuções hipotecárias no condado de Milwaukee, para identificar possíveis desigualdades, preconceitos e racismo.

Em 2020, o condado de Milwaukee aprovou uma portaria para tratar o racismo como uma “crise de saúde pública”. A portaria incluiu uma convocação para “rastrear e analisar dados para uma melhor compreensão do impacto dos serviços do Condado e encontrar soluções apropriadas”. A equipe MKE Equity faz parte de um esforço maior das autoridades, negócios e da comunidade tecnológica da área para cumprir este mandato.

A equipe MKE Equity também participou da Hackathon 2022.

“Nossa equipe estava determinada a aplicar uma tecnologia inovadora para identificar e corrigir os vieses institucionais, que geralmente levam à desigualdade racial e resultados raciais díspares. Usando analytics do SAS para analisar os termos das políticas e decretos do condado, Milwaukee County pretende chegar à equidade racial,” conta Lynn Fyhrlund, diretora de informação do Condado de Milwaukee.

A equipe também utilizou o software SAS Viya, que roda na plataforma de nuvem Microsoft Azure. Com a SAS Viya, a equipe MKE Equity conseguiu aplicar técnicas avançadas de machine learning para analisar dados usando uma variedade de abordagens de modelagem.

Segundo Reggie Townsend, diretor da prática de ética de dados do SAS e recentemente nomeado membro do Conselho Nacional de Consultoria de Inteligência Artificial (NAIAC), “como parte dos nossos esforços de inovação responsável, o SAS incentiva pesquisadores e comunidades a compreenderem as fontes de desigualdade e preconceito, usando dados. O trabalho da equipe da MKE Equity destaca o enorme potencial da IA para revelar e confrontar os obstáculos ao progresso humano”.

Para saber mais sobre Hackathon SAS clique aqui e confira o vídeo a seguir.

SAS Hackathon 2022 Kickoff Webcast for EMEA & Americas RegionsSAS Hackathon 2022 Kickoff Webcast for EMEA & Americas Regions
Compartilhe esse artigo: