Groundfridge: Uma geladeira inovadora e inusitada

O Universo da inovação social nunca é monótono. Todo dia é uma nova oportunidade para sermos surpreendidos com uma solução criativa que pode mudar e melhorar a forma como nós nos relacionamos com o mundo à nossa volta e vivemos nossas rotinas. A inovação social vem do interesse de encontrar soluções diferentes para resolver um problema ou transformar algo comum e antigo em algo completamente novo. Nem sempre a inovação requer uma tecnologia avançada ou vem em forma de drones ou de inteligência artificial; às vezes, ela vem em forma de uma… geladeira.

Criada pelo estúdio holandês Floris Schoonderbeek, a Groundfridge é uma geladeira que possui um sistema natural de resfriamento e pode estocar bebidas e alimentos, funcionando como uma alternativa sustentável às geladeiras tradicionais. Diferentemente do que estamos acostumados há décadas, a Groundfridge não fica na cozinha, mas sim debaixo do solo, enquanto apenas sua porta permanece visível. O artefato não requer eletricidade, pois utiliza a capacidade de isolamento do solo e as temperaturas do ar noturno mais amenas para resfriar seu interior.

A temperatura da geladeira permanece estável ao longo do ano entre 10 e 12 graus, o que é ideal para armazenar alimentos como frutas, vegetais e queijos. Para sua instalação, não é necessária autorização e nenhuma parte do material do solo é eliminada durante a escavação.

Com sua parte interna revestida com prateleiras de madeira e superfícies lisas, que o tornam mais espaçoso, a Groundfridge possui um tamanho grande o suficiente para duas pessoas ficarem de pé confortavelmente dentro dela, ao mesmo tempo em que é leve e muito fácil de ser transportada e instalada. Sua entrada formada por materiais resistentes é ampla e alta para que os usuários entrem e saiam de pé.

Além disso, a Groundfridge possui um ventilador movido a bateria, dando a opção de definir os tempos de ventilação de acordo com as especificações desejadas pelo usuário. Na parte interna, o nível de temperatura corresponde à temperatura externa do solo, mas também tem variações de acordo com fatores locais – como tipo de solo, níveis de água subterrânea, exposição à luz solar, vegetação e temperatura externa média. Durante os períodos de altas temperaturas, um resfriador adicional circula e resfria o ar interno.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da Groundfridge e a história por trás dessa ideia, assista ao vídeo a seguir.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail