Este fonógrafo mecânico gera música a partir de resíduos plásticos

Este fonógrafo mecânico gera música a partir de resíduos plásticos

A música que emana do dispositivo mecânico criado pela dupla de artistas coreanos ujoo+limheeyoung é gerada a partir de resíduos plásticos descartados. Song From Plastic surgiu com base na inovadora abordagem fonográfica de folha de estanho de Thomas Edison. Na invenção da dupla, um relógio velho descartado, um telefone sem fio e uma caixa de ovos ganham vida nova. Através dos sulcos criados em suas superfícies, os objetos assumem o papel de um disco, capturando e reproduzindo sons de vozes infantis, músicas alegres e ruídos cotidianos.

Na instalação musical, apresentada recentemente no Amorepacific Museum de Seul, o dispositivo usa um sensor para ser acionado e ativado, começando a tocar suas melodias conforme o visitante pisa em um raio de 1,5 metro.

A dupla ujoo+limheeyoung baseia seu conceito em uma ideia futurista imaginada em um documentário sobre o Antropoceno (disponível ao final desta publicação). “Os sons de seres agora extintos emanam de um fóssil plástico descoberto por uma forma de vida inteligente de um futuro daqui a dezenas de milhares de anos.”

Refletindo sobre nuances de significado mantidas pelos valores humanos, Song From Plastic captura um registro de vários sons que são ao mesmo tempo extremamente comuns, mas que encapsulam a beleza da experiência humana, em pedaços de lixo plástico.

O projeto questiona: “Que tipo de rastros os humanos deveriam estar deixando para trás? Se vamos deixar um registro de nossa ‘humanidade’, não deveria ser algo diferente de lixo plástico?”

Para saber mais, clique aqui.

Compartilhe esse artigo: