Como um escritório híbrido deve ser?

Como um escritório híbrido deve ser?

Como muitas empresas ao redor do mundo, a empresa de tecnologia de fabricação Augury abandonou seu escritório físico, em Nova York, durante a pandemia. Com poucas pessoas precisando trabalhar presencialmente e a maioria do trabalho podendo ser feito remotamente, pagar aluguel de um escritório vazio era um desperdício.

Mas a necessidade de um escritório não desapareceu completamente e agora a empresa está montando um novo espaço na cidade. E esse processo envolve repensar fundamentalmente como o espaço funcionará, observando quem realmente o usará. Para ajudar a orientar o novo design, a empresa conversou com suas equipes para entender como os diferentes departamentos esperavam usar o espaço, especialmente em um modo de trabalho mais híbrido.

“Quando estávamos falando sobre isso, começamos a perguntar que tipo de pessoas estarão lá,” diz Tiffany Millar, diretora de experiência no local de trabalho da Augury.

Com essas conversas, a empresa percebeu que as pessoas que usariam o escritório se encaixavam em “categorias” diferentes: moradores locais que iam ao escritório com regularidade, por exemplo, ou funcionários estrangeiros que o visitavam apenas raramente. A contagem de funcionários trabalhando presencialmente pode variar de 20 a 80 pessoas, dependendo do dia, com diferentes tipos de funções que requerem espaços diferentes.

A partir dessa observação, a equipe de Tiffany Millar definiu 5 perfis de funcionários:

Casa fora de casa

O primeiro perfil é o que a Augury chama de “casa fora de casa”, que são pessoas que moram na região que podem ir ao escritório uma ou mais vezes por semana, mesmo que a maior parte de seu trabalho ainda possa ser feita remotamente. “Essas eram as pessoas que essencialmente queriam sair de seus minúsculos apartamentos em Nova York, ou talvez gostaria de trabalhar em outro lugar porque seu ambiente é muito barulhenta quando as crianças estão em casa”, conta Tiffany. “Trata-se de ter o escritório como um refúgio para sua produtividade.”

Os espaços projetados para o perfil “casa fora de casa” focam no lado social do trabalho: uma boa área de cozinha, máquinas de café, mesas altas onde os funcionários podem trabalhar, mas também conversar com pessoas que só podem ver pessoalmente, a cada poucas semanas.

Viajante do tempo

Há também o perfil “viajante do tempo”, que são os funcionários que moram na Europa ou em Israel e viajam para realizar suas reuniões presencialmente, mas precisam de um pouco de ajuste de fuso horário. O escritório inclui um espaço para guardar bagagens e até quartos onde os “viajantes do tempo” podem tirar uma soneca após o desembarque no início da manhã. “Embora eles possam não precisar de uma sala de conferências às 5 da manhã, eles definitivamente precisam de um lugar para guardar sua bagagem ou tirar uma soneca”, diz Tiffany.

Visitante herói

O “visitante herói” é um perfil designado para como são imaginados os investidores, membros do conselho e clientes em potencial que podem visitar o escritório trimestralmente. Os espaços pensados para essas pessoas focam na criação de um ambiente confortável e divertido, além de apresentar um pouco da tecnologia da Augury, que é utilizada para monitorar e realizar diagnósticos em equipamentos industriais. O sistema HVAC no novo escritório da Augury terá sua tecnologia em exibição para os “visitantes do herói” verem.

On-Site e Fresh Blood

Por fim, existem também os perfis On-Site e Fresh Blood – trabalhadores remotos e novos funcionários que podem ir ao escritório para reuniões anuais ou pela primeira vez desde que foram integrados ao time.

Para trabalhadores remotos do perfil On-Site, salas de conferência e espaços de descanso estão sendo projetados no escritório para facilitar a colaboração pessoal após meses trabalhando em projetos apenas remotamente.

Para o perfil Fresh Blood, o design prioriza a localização e a sinalização clara. “Esse espaço tem tudo a ver com garantir que as coisas sejam fáceis de encontrar”, diz Tiffany. “Pode ser muito estranho e desconfortável ir ao escritório pela primeira vez quando você é contratado remotamente.”

5 perfis, 1 espaço

Cada perfil influenciou diferentes partes do escritório, que terá dois andares. Segundo Tiffany, não há um espaço dedicado a apenas uma pessoa, mas o que pode acontecer é que cada perfil acabe usando algumas áreas do escritório mais do que ou que cada uma tende a usar algumas seções do escritório mais do que outras. Em vez de projetar o espaço com um usuário principal em mente, como o antigo escritório de Augury, o novo escritório incluirá esses elementos de design focados na pessoa para torná-lo adaptável a quem estiver no escritório em um determinado dia. Embora o resultado final possa não parecer tão diferente de outros redesigns de escritórios do auge da pandemia, ele sugere uma nova maneira de repensar esses espaços para refletir melhor como o trabalho de escritório mudou completamente. É um conceito em evolução e que a empresa está criando, enquanto se prepara para inaugurar o espaço no início de 2023.

“Existia um plano muito claro de como construir um escritório. Se eu aplicasse esse plano nesse momento pós-COVID, em um modelo híbrido, eu iria falhar,” diz Tiffany, observando que o escritório das 9 às 5, de segunda a sexta-feira, não é mais relevante para a forma como empresas como a Augury trabalham. “Saber quem existe em seu espaço e entender suas necessidades o ajudará a criar uma solução antes que qualquer desafio possa surgir.”

Para complementar a leitura, que tal assistir a esta TED Talk onde Debbie Lovich conta 3 dicas para líderes no futuro do trabalho? Legendas em português estão disponíveis.

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