Concreto feito com borra de café é 30% mais forte e sustentável

Concreto feito com borra de café é 30% mais forte e sustentável

O concreto é o segundo material mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas da água No entanto, sua produção tradicional gera um impacto significativo no meio ambiente. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade RMIT, em Melbourne (Austrália), desenvolveram uma solução inovadora: um concreto reforçado com borra de café reciclada, que é 30% mais resistente que o concreto convencional.

A inovação está na transformação da borra de café em biochar. Esse material é criado a partir do aquecimento dos resíduos em um ambiente com baixa oxigenação. O biochar é altamente durável, o que o torna ideal para reforçar o concreto, aumentando sua resistência.

Essa abordagem não só torna o material mais sustentável, como também ajuda a resolver dois grandes desafios ambientais. Primeiro, a crescente demanda por areia, que é um recurso limitado. Segundo, o descarte inadequado da borra de café, que emite gases de efeito estufa quando se decompõe em aterros sanitários.

Em parceria com um conselho local, o projeto está em fase de testes práticos. Foram aplicados segmentos de calçadas feitos de concreto com biochar de café, ao lado de trechos de concreto tradicional. O objetivo é comparar como cada um responde ao desgaste diário causado pelo tráfego de pedestres.

A expectativa dos pesquisadores é que, com a maior resistência do concreto à base de café, seja possível reduzir a quantidade de cimento usada nas construções. Isso não só diminuiria os custos, mas também reduziria a pegada ambiental da construção civil.

“Estamos testando o concreto em condições reais, com pessoas caminhando sobre ele,”disse Shane Walden, Diretor de Ativos e Operações do Conselho. “Isso ajudará a aumentar o conhecimento de nossos empreiteiros e equipe, além de trazer benefícios importantes para a comunidade, como a redução de resíduos e a promoção de uma economia circular.”

Além da borra de café, a equipe da RMIT está investigando o uso de biochar produzido a partir de outros materiais orgânicos, como cascas de arroz, serragem, restos de madeira e outras biomassas. Cada um desses materiais pode influenciar de forma diferente o desempenho do concreto, permitindo ajustes conforme as características desejadas no produto final.

Se os testes forem bem-sucedidos, essa inovação pode revolucionar o setor da construção civil. O resultado seria estruturas mais resistentes e duráveis, com menor impacto ambiental. Quem sabe, em um futuro próximo, poderemos até caminhar por calçadas com um suave aroma de café!

RMIT and council trial world-first coffee concrete footpath | RMIT UniversityRMIT and council trial world-first coffee concrete footpath | RMIT University

Créditos: Imagem Destaque – Mariyana M/Shutterstock

Compartilhe esse artigo: