Estocolmo construirá a maior cidade de madeira do mundo

Estocolmo construirá a maior cidade de madeira do mundo

Numa antiga zona industrial de Estocolmo, a história está prestes a ser reescrita. Onde antes se erguiam estruturas de aço e concreto, surge agora a ideia revolucionária de uma “cidade de madeira”. Imagine, por um momento, 30 edifícios de madeira estendendo-se por 25 quarteirões. Essa é a visão audaciosa da Atrium Ljungberg, cuja CEO, Annica Ånäs, está entusiasmada em nos mostrar que o futuro já é hoje.

Ao invés de concreto e aço, estruturas mais tradicionais e infelizmente notórias por sua alta pegada de carbono, optou-se por mass timber – um compósito de camadas de madeira, criado para otimizar resistência e durabilidade. A ideia é desafiadora, considerando que usualmente tais projetos são realizados edifício por edifício, mas Annica acredita na força da interconectividade: criar um espaço que seja mais do que a somatória de suas partes, um lugar vibrante, variado e convidativo.

“Nossa estratégia central é desenvolver grandes áreas interconectadas”, diz Annica. “Desta forma, podemos criar lugares cheios de variedade que as pessoas apreciam e onde querem estar, em vez de simplesmente erguer um único edifício”.

E essa cidade de madeira não será apenas uma curiosidade arquitetônica. O projeto abarcará 7.000 novos escritórios e 2.000 unidades habitacionais, além de restaurantes e lojas. Além disso, sua localização estratégica visa equilibrar o desequilíbrio de Estocolmo, onde a maior parte dos espaços de trabalho se localiza ao norte, enquanto a maioria dos cidadãos vive ao sul do centro.

A inauguração de uma nova linha de metrô será a cereja do bolo deste ousado projeto. O transporte público facilitará o acesso ao centro da cidade, mas o objetivo principal é criar um núcleo urbano onde tudo está ao alcance de uma caminhada de 15 minutos ou de um passeio de bicicleta. Imagine só: um lugar onde a sustentabilidade, o verde e a densidade urbana convivem harmonicamente!

Além dos evidentes benefícios ambientais, Annica destaca que a madeira traz vantagens adicionais. Construir com madeira é mais rápido e silencioso, e há estudos que sugerem uma ligação entre o contato visual com a madeira e a melhora no bem-estar e foco.

E tudo isso está mais perto do que parece! As obras começam em 2025 e os primeiros edifícios devem estar prontos em 2027. O futuro está sendo construído, e, pelo menos em Estocolmo, ele é feito de madeira!

Confira imagens do projeto a seguir:

Compartilhe esse artigo: