Como a Apple tornou o Apple Watch carbono neutro

Como a Apple tornou o Apple Watch carbono neutro

Ao longo dos anos, a Apple tem traçado metas ambientais ambiciosas e, dessa vez, o alvo é nada menos que a neutralidade de carbono para todos os seus produtos até o final da década. O primeiro produto a carregar esse selo? Os novos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2.

Começando pela energia. A Apple investe pesadamente em energias renováveis. Desde 2015, a empresa tem colaborado com fornecedores para a transição para fontes como eólica e solar. Até o momento, mais de 300 deles aderiram ao compromisso. Um dado interessante: quando alguém carrega um desses novos relógios, a Apple se compromete a balancear esse consumo com fontes renováveis. E, para ajudar os usuários a otimizar esse consumo, o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 agora sugerem o melhor horário para carregar, baseado na disponibilidade de energia limpa na rede.

Quando observamos os materiais, vemos uma evolução clara em direção à sustentabilidade. A tradicional pulseira de couro, reconhecida por seu impacto ambiental, cedeu espaço ao FineWoven, um material que imita a camurça, mas tem como principal componente materiais reciclados. A Apple e a Nike, em um esforço conjunto, estão focando na reutilização de recursos, dando vida nova a materiais que seriam descartados.

No entanto, o uso de materiais reciclados não para por aí. Componentes internos, como ouro e alumínio, agora são reciclados, assim como o cobalto, componente vital para muitos produtos eletrônicos. A decisão de migrar para cobalto 100% reciclado até 2025 tem razões ambientais, claro, mas também sociais, tendo em vista os impactos controversos da mineração desse mineral.

A logística de entrega também está sob avaliação. Optando por métodos menos intensivos em carbono, a Apple está priorizando o transporte marítimo e ferroviário em detrimento do aéreo. Adicionalmente, a empresa redesenhou as embalagens dos relógios, tornando-as mais compactas, o que, por sua vez, otimiza o transporte.

Ao combinar todas essas mudanças, a empresa alcançou uma notável redução de 78% nas emissões de carbono. Mas e o restante? Para cobrir o que falta, estão sendo adotadas medidas compensatórias, como a proteção de áreas naturais.

O caminho da Apple rumo à neutralidade de carbono é um equilíbrio entre inovação e responsabilidade. A jornada é longa, mas cada novo lançamento nos mostra que é, sim, possível conciliar tecnologia de ponta com cuidado ao meio ambiente. E, de forma carismática, a Apple nos lembra: o futuro é construído hoje.

A seguir, confira um trecho especial do evento da Apple, que aconteceu no dia 12 de setembro, onde a empresa decidiu fazer uma autoanálise de suas práticas através de uma convidada muito especial: a Mãe Natureza, interpretada pela atriz vencedora do Oscar, Octavia Spencer.

Status de 2030 | Mãe Natureza | AppleStatus de 2030 | Mãe Natureza | Apple
Compartilhe esse artigo: