WIRED Common Ground Challenge busca projetos que usam tecnologia para resolver questões sociais

WIRED Common Ground Challenge busca projetos que usam tecnologia para resolver questões sociais

Com apoio da PwC Consulting e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Tóquio, a revista WIRED anunciou que estão abertas as inscrições para o WIRED Common Ground Challenge 2022. Criado para apoiar e promover projetos e criadores de tecnologia com o objetivo de resolver todos os tipos de questões sociais em escalas que vão do humano ao global, o concurso faz um convite aberto para participantes de todo o mundo com ideias e tecnologias para melhorar a sociedade.

Sobre o desafio

Lançado pela WIRED Japão, o WIRED Common Ground Challenge visa reunir as ideias e tecnologias de pesquisadores, engenheiros, empreendedores, arquitetos, designers, criadores e pessoas que trabalham em vários outros campos, ajudando a impulsioná-las avançando para a fase de implementação. Além disso, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Tóquio fornecerá consultoria técnica e a PwC Consulting oferecerá orientação de negócios aos participantes premiados.

Focando em abordar questões sociais, o desafio busca inscrições pautadas em dois temas: bem-estar e resiliência. Dentro desses temas, o desafio que encontramos hoje é descobrir como podemos ter um mundo de bem-estar onde diferentes seres podem cuidar uns dos outros, e como uma nova infraestrutura deve ser construída para que estejam equilibradas a segurança e a liberdade dos habitantes do planeta, diante de mudanças ambientais imprevisíveis.

Critérios e júri

Os critérios do WIRED Common Ground Challenge convidam participantes de todo o mundo a resolver problemas profundamente enraizados enfrentados pela sociedade, garantindo não apenas que as questões a serem abordadas sejam de grande importância, mas também que a tecnologia a ser empregada seja apropriada para a tarefa. As soluções devem partir de uma perspectiva internacional e ser capazes de serem ampliadas e implementadas em todo o mundo. Além disso, as inscrições devem apresentar uma intensidade criativa condizente com os objetivos do concurso.

Um júri avaliará os participantes com base nesses critérios; e o painel será composto por especialistas em seus respectivos campos de tecnologia, variando de especialistas em pesquisa a professores universitários que lecionam em países ao redor do mundo. Dentre os nomes presentes na banca de jurados estão: Anthony Dunne, líder em design especulativo; Kate Darling, pesquisadora em robótica do MIT; e Takeo Kanade, cientista da computação e inventor no campo da visão robótica. Também serão jurados do desafio representantes dos parceiros de consultoria da WIRED e o editor-chefe da WIRED Japão, Michiaki Matsushima.

O prêmio

O vencedor do grand prix receberá um prêmio em dinheiro de 3.000.000 JPY (aproximadamente R$ 136.000,00), suporte comercial de várias empresas especializadas, uma turnê global de tecnologia incluindo uma visita a Tóquio e um artigo de entrevista publicado com destaque na WIRED.

Da mesma forma, o vencedor do semi-grand prix receberá um prêmio em dinheiro de 1.000.000 JPY (aproximadamente R$ 45.000,00), suporte comercial de várias empresas especializadas, uma turnê global de tecnologia incluindo uma visita a Tóquio e um artigo de entrevista publicado com destaque na WIRED .

As inscrições para o WIRED Common Ground Challenge podem ser feitas por indivíduos (ou grupos) adultos de todo o mundo até 28 de fevereiro de 2022. A cerimônia de premiação acontecerá em maio 2022.

Para saber mais e realizar sua inscrição, clique aqui.

Compartilhe esse artigo: