Taiwan transforma construções abandonadas em “santuários de conexão humana”

Taiwan transforma construções abandonadas em “santuários de conexão humana”

O estúdio taiwanês Divooe Zein Architects transformou uma série de estruturas industriais desativadas nos arredores de Taipei em um refúgio isolado, cercado por montanhas e florestas. O “Projeto Mineless de Restauração do Patrimônio” foi concluído em 2023 e envolveu a adaptação de várias construções abandonadas, incluindo escritórios, dormitórios e uma casa de banhos que anteriormente apoiavam a Mina de Carvão Chungyi.

Localizado na seção Baiji, no distrito de Sanxia, em Nova Taipei, o espaço reformado foi uma instalação logística para a Mina de Carvão Chungyi. Após Taiwan cessar todas as atividades de mineração em 2000, essas construções de concreto e tijolos foram abandonadas e tomadas pela floresta ao redor. Mantendo seus acabamentos rústicos e industriais, o Divooe Zein Architects criou o que chamou de “santuário para a conexão humana”, com uma sala de chá, um pequeno teatro e espaços para meditação e exposições, organizados em três construções.

“O Projeto Mineless visa integrar usos contemporâneos nos espaços funcionais antigos e decadentes, criando cenas ricas e vibrantes,” explicou o estúdio. “No meio deste belo espaço, aspiramos a criar um santuário para a conexão humana consigo mesmo, com a tranquilidade, a história e a natureza dentro dos remanescentes da mina de carvão montanhosa.”

As estruturas foram em grande parte deixadas em seu estado original, com o foco da restauração no reforço estrutural, impermeabilização e sistemas elétricos. O concreto e alvenaria expostos de cada estrutura serviram de inspiração para todos os novos acessórios, móveis e acabamentos. Áreas do piso revelam o reforço metálico do concreto, um detalhe ecoado em um espaço de cozinha onde paredes foram feitas usando pilhas de gaiolas metálicas.

Nas salas de chá, um bar de metal e vidro e prateleiras com vista para mesas com acabamento em madeira bruta, e uma forma metálica curva abraça uma área de assentos ao nível do chão com uma mesa baixa. No telhado de uma das construções, um tambor metálico cilíndrico foi adaptado para um pequeno pátio de cascalho, com uma escada de aço levando a um terraço.

O resultado do trabalho do estúdio Divooe Zein Architects é um espaço que não apenas preserva a história, mas também oferece um ambiente acolhedor e contemplativo para os visitantes, evidenciando a importância de adaptar patrimônios históricos a novas funções contemporâneas. E esperamos que este projeto possa servir como inspiração para iniciativas semelhantes ao redor do mundo, demonstrando como a arquitetura pode transformar locais abandonados em ambientes vibrantes e significativos que honram o passado enquanto se abrem para o futuro.

Compartilhe esse artigo: