Pesquisa sobre trabalho híbrido revela que saúde e bem-estar estão entre as prioridades de brasileiros

Pesquisa sobre trabalho híbrido revela que saúde e bem-estar estão entre as prioridades de brasileiros

Após a consolidação do trabalho remoto em diversas empresas ao redor do mundo, agora, tantos os negócios quanto os profissionais se preparam para a implementação do trabalho híbrido. Essa nova modalidade traz à tona quais são as prioridades e necessidades nesse momento e, para os profissionais do mercado, a saúde e bem-estar estão no topo da lista.

Em seu novo relatório anual Índice de Tendências do Trabalho, intitulado “Grandes Expectativas: permitindo que o trabalho híbrido funcione”, a Microsoft revelou que, no Brasil, 71% dos entrevistados priorizam esses dois aspectos atualmente.

Além disso, 85% revelaram estarem tão ou mais produtivos do que em 2020. Especificamente nas gerações Z e Millennials, essa mudança de comportamento reflete em sua permanência no local de trabalho: 44% consideram mudar de emprego neste ano. Quando perguntado para todos os participantes, o número cai para 38%.

Em relação às opiniões sobre o trabalho remoto, 58% dos trabalhadores que atuam de forma híbrida no Brasil procuram ser totalmente remotos em 2022.

Pensamento das empresas e líderes

O Índice de Tendências do Trabalho também revelou que os líderes estão apresentando algumas dificuldades em relação ao dia a dia dos novos modelos de trabalho. Os motivos são, no geral, a preocupação com o relacionamento, suporte e quando realmente é necessário ir ao escritório.

Segundo a pesquisa, 27% deles ainda acham que a produtividade foi impactada negativamente com a mudança para o trabalho remoto. 34% afirmam que construir relacionamento na era remota é o maior desafio de ter funcionários trabalhando de forma híbrida e 39% estão preocupados que, desde a movimentação remota/híbrida, os novos funcionários não estejam recebendo a conexão e suporte necessários para serem bem-sucedidos.

Em relação à volta ao trabalho presencial, 31% afirmaram que criaram acordos para definir quando a equipe deve ir ao escritório e 47% revelam que sua empresa já exige ou planeja exigir a volta ao presencial de maneira integral neste ano.

A pesquisa, realizada em 2021, entrevistou 31 mil pessoas em 31 países e revela também as tendências do trabalho híbrido. Para saber mais sobre o Índice de Tendências do Trabalho e acessar os dados completos de outros países, clique aqui.

Hybrid work at MicrosoftHybrid work at Microsoft

__

Imagem Destaque: Claudia K /Shutterstock

Compartilhe esse artigo: