Ferramentas para cuidar da sua saúde mental em casa

Sempre que falamos sobre trabalho, aqui no InovaSocial, gostamos de de falar também sobre saúde mental. O episódio #56 do nosso podcast já está disponível e, entre outros assuntos, ressaltamos a importância de cuidar mente principalmente em um momento que muitas pessoas ainda seguem trabalhando em casa (depois de mais de 100 dias em isolamento social) e precisam lidar com sentimentos como o medo, a insegurança, o estresse e a solidão.

Se você não tem o costume de praticar esse tipo de autocuidado, talvez seja o momento de começar a pensar nisso. Você pode tirar apenas alguns minutos do seu dia para se dedicar a um exercício focado em saúde mental e existem até mesmo opções gratuitas para isso.

Hoje, confira dicas de projetos e ferramentas focadas em saúde mental – testados e aprovados pela redação do InovaSocial –, que poderão te ajudar nessa jornada.

É importante ressaltar que essas indicações se tratam de práticas que podem ser feitas diariamente por qualquer pessoa, mas que não substituem um tratamento psicológico ou psiquiátrico. Portanto, caso você ache necessário ou tenha identificado sintomas de transtornos como depressão ou ansiedade, procurar ajuda profissional é sempre a melhor opção.

Yoga

A yoga é uma prática que pode não só trazer benefícios para a saúde mental, mas também para o corpo – melhorando a flexibilidade, a força muscular, a respiração, a energia e a vitalidade. Pela internet, é possível encontrar aulas gratuitas de yoga em vídeos ou aplicativos; e hoje, nossa indicação é o canal da Priscilla Leite, praticante de yoga há mais de uma década e professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros.

O canal possui uma riqueza enorme de aulas para iniciantes, que irão te inspirar a sair da zona de conforto e suar, bem como aulas de estilo suave focadas no autocuidado.

Para os iniciantes, recomendamos que comecem essa jornada pela playlistYoga para quem nunca praticou“, para depois explorar as centenas de aulas disponibilizadas gratuitamente, que podem ser acessadas através de qualquer aparelho, em qualquer momento.

Meditação

É praticamente impossível falar sobre exercícios de saúde mental sem falar do aplicativo Headspace. Com vários tipos de sessões de meditação, a plataforma disponibiliza gratuitamente as 10 sessões da série básica (indicada para iniciantes), mas também é possível assinar o aplicativo por um valor mensal de R$19,90, que dá acesso a dezenas de sessões de meditação voltadas para diversas finalidades (como sono, foco, estresse, autoestima, entre muitas outras). Algumas sessões já possuem tradução para o português e apenas 10 minutos de meditação podem ser o suficiente para causar um impacto positivo no restante do seu dia.

Para saber mais sobre o Headspace assista ao vídeo abaixo e confira o site oficial da plataforma (que conta com um app disponível para Android e iOS).

Dança

Se você prefere mexer o corpo de uma forma diferente, que tal a dança? Com o  Just Dance Now e um smartphone (através de um app disponível para Android e iOS) é possível conferir gratuitamente diversas coreografias e fazer com que seu dia comece ou termine mais animado dançando.

Para saber mais, clique aqui.

Podcasts

Se você preferir se aprofundar no assunto através de conteúdos em outros formatos, os podcasts também podem ser uma ótima opção:

  • Despertar Zen

O podcast leva aos ouvintes uma série de palestras da mestra do ZEN Budismo Brasileiro, Monja Coen, gravadas no templo Tenzui Zenji da comunidade ZEN do Brasil. Na íntegra, sem cortes, tanto as mais antigas, que estão publicadas em vídeo no Canal MOVA, quanto as inéditas e exclusivas.

  • New Me

Este é um espaço, onde você pode ouvir falas terapêuticas, que são breves reflexões sobre a vida cotidiana, formuladas a partir das percepções clínicas da psicóloga Louise Madeira – em quase 40 anos de atendimento a indivíduos, casais e famílias –, com a intenção de contribuir para pequenas mudanças de pensamento, e inaugurar em você, um modo mais funcional de ser, na vida. São fragmentos psicológicos, organizados em comentários curtos e objetivos, utilizando linguagem simples, que visam levar você a uma reflexão consistente, que afete, de forma construtiva, seu jeito de viver.

Louise Madeira é psicóloga com mais duas graduações: Direito e Administração. Louise também é especialista em: Terapia Familiar e de Casais, pela PUC; Sexualidade Clínica, pela Unicamp; Psicologia da Saúde e Psico-Oncologia, pela USP; Semiótica Psicanalítica, pela PUC; Transtornos de Impulso, pela USP e Bioética, pela Unicamp.

Leitura

“Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. ‘O Milagre da Manhã’ permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.”

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Créditos: Imagem Destaque – Mariia Korneeva / Shutterstock

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