Mokulock: Blocos de montar feitos de madeira de origem sustentável

Ao passarmos mais tempo em casa, principalmente nos momentos de lazer, acabamos nos reencontrando com antigos passatempos. Alguns se dedicaram à cozinha, outros se lançaram na jornada de montar quebra-cabeças com milhares de peças ou redescobriram seu entusiasmo por outro tipo de diversão: os blocos de montar.

Mas a questão é que esses blocos são feitos de plástico e, apesar de representar um passatempo que atravessa os anos e serem recicláveis, você já parou para pensar se existe uma opção mais sustentável do que a que já conhecemos? A resposta é sim.

Uma empresa japonesa chamada Mokulock, fundada em 2011, criou blocos de montar feitos a partir de madeira de origem sustentável, ao invés de plástico. Segundo a Mokulock, o material é obtido de árvores que normalmente são cortadas no momento do desbaste florestal  e, portanto, são muito pequenas para serem usadas em projetos de arquitetura ou na fabricação de móveis.

Os blocos não possuem tinta ou cola em sua composição; e, apesar de serem feitos de madeira, eles são seguros e não soltam farpas. Além disso, eles são feitos a partir de 3 espécies diferentes de árvores (bordo, bétula e cerejeira), o que faz com que cada item possua cores e texturas diferentes, e até mesmo o aroma da madeira. Para a Mokulock, essa abordagem também pode incentivar que as crianças se interessem mais por atividades ao ar livre.

Atualmente, a Mokulock apenas realiza entregas dentro do Japão e para China, mas podem servir não apenas como inspiração para que outros projetos similares surjam ao redor do mundo, mas também como o exemplo de que existem formas de, através da inovação social, fazer com antigos “conhecidos” se transformem para atender às necessidades sustentáveis de hoje para um futuro nada distante.


Para saber mais sobre a história da Mokulock e seus blocos sustentáveis, clique aqui.


Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail