Cidades Sustentáveis aborda as condições de vida nas cidades brasileiras

Cidades Sustentáveis aborda as condições de vida nas cidades brasileiras

A GovTech Colab e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, lançam no Brasil a quarta edição da consulta pública nacional Cidades Sustentáveis. Habitação e serviços básicos, acesso a transporte, espaços públicos e adaptação às mudanças climáticas são alguns dos temas abordados em 30 perguntas de múltipla escolha que medem a percepção dos brasileiros sobre como suas cidades e estão evoluindo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Em 2021, a pesquisa contém perguntas sobre como os cidadãos avaliam as políticas de combate à pandemia de COVID-19 em suas cidades. Para responder à consulta, basta clicar aqui ou baixar gratuitamente o aplicativo Colab (disponível para Android e iOS).

“Em 2021, o desafio das cidades é entender qual a profundidade dos impactos da pandemia na vida dos cidadãos”, diz Gustavo Maia, CEO do Colab . “Por isso, consultar a população é um passo importante para uma gestão pública transparente e que inspire confiança”, afirma.

Colab e ONU-Habitat irão realizar a consulta Cidades Sustentáveis em todos os anos até 2030, ano-meta para que sejam alcançados os 17 ODS da ONU, em um plano de ação conjunta global conhecido como Agenda 2030. Com respostas coletadas desde 2018, será possível fazer uma avaliação de como o Brasil está evoluindo em desenvolvimento urbano sustentável.

“Os nossos cidadãos devem ser o foco de todas as políticas públicas. Por isso, para que as ações da administração municipal sejam de fato eficientes, a população deve ser consultada constantemente como forma de aprimoramento da democracia. É fundamental captar a sua percepção sobre as ações em direção ao ODS 11 e, assim, permitir uma análise mais precisa da realidade da vida nas cidades brasileiras.”, diz David Evans, chefe da Unidade de Capacitação e Treinamento do ONU-Habitat.

Os resultados da Consulta Cidades Sustentáveis são apresentados em fóruns da ONU e divulgados com o objetivo de chegar ao maior número possível de gestores e tomadores de decisão, para apoiar um diálogo com os governos municipais sobre mudanças de políticas públicas.

Mais sobre Colab

O Colab é uma plataforma que conecta a população ao governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir que o governo pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. A população posta demandas de zeladoria urbana no aplicativo Colab e elas são levadas em tempo real às prefeituras pelo sistema da plataforma, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores se baseiam nas propostas e pedidos dos cidadãos para conduzir a administração pública. Pelo aplicativo, os cidadãos também respondem a consultas públicas realizadas pelas prefeituras, para que sua opinião seja levada em conta em tomadas de decisão.

Fundado em 2013 e eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation, o Colab já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública, e em 2021 foi escolhida como uma das GovTech mais promissoras do mundo pela StateUp, além de ter sido eleita pela Revista Exame como uma das 50 startups que mudam o Brasil. Também é a plataforma escolhida pelo ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, para aplicar uma pesquisa anual nacional de percepção dos brasileiros sobre a condição de vida em suas cidades. Para saber mais, clique aqui.

Conheça um novo ColabConheça um novo Colab

__

Créditos: Imagem Destaque – Erich Sacco / Shutterstock