Conheça a 4ocean e o BeBot, sua nova solução para limpeza das praias

Conheça a 4ocean e o BeBot, sua nova solução para limpeza das praias

O que era para ser apenas uma viagem entre dois amigos, se transformou em uma jornada em busca de um objetivo sustentável. Em 2015, Alex Schulze e Andrew Cooper, que viviam na Flórida, viajaram juntos para surfar em Bali (Indonésia) e, ao se depararem com o lixo plástico do mar, passaram a entender a gravidade da crise do lixo plástico oceânico e seu impacto não apenas na vida marinha, mas nas comunidades costeiras que dependem da saúde do oceano para sobreviver.

Após conversar com os pescadores locais, que tiveram seus meios de subsistência afetados negativamente pela poluição do plástico, Alex e Andrew decidiram construir uma empresa que contrataria pilotos de barcos e pescadores ,em comunidades fortemente afetadas pela poluição do plástico, como membros de uma equipe de limpeza profissional em tempo integral, para recuperar o plástico e outros detritos nocivos do oceano, rios e costas, sete dias por semana. E assim nasceu a 4ocean.

Desde o início, Alex e Andrew construíram a 4ocean baseada em um modelo de negócios onde os materiais recuperados do oceano seriam usados ​​para desenvolver produtos novos e inovadores que aumentassem a conscientização sobre a crise do lixo plástico nas águas, financiar uma operação global de limpeza do oceano e capacitar indivíduos ao redor do mundo para acabar com sua dependência de plástico de uso único.

Hoje, a 4ocean tem divisões de limpeza na Flórida, Bali, Haiti e Guatemala, e recupera toneladas e toneladas de lixo dos oceanos, rios e litorais todos os anos.

Após todo esse tempo, a equipe do projeto se lançou a mais um desafio: tornar essa jornada mais ágil e eficiente. Com isso, surgiu o BeBot, um robô que circula pelas praias e vai “peneirando” a camada superior da areia, ajudando a coletar o lixo das praias antes que eles cheguem aos oceanos.

O BeBot funciona com baterias que são conectadas a um painel solar e pode limpar uma área de até 3.000 m2 em uma hora, o que é muito mais rápido do que o tempo que as pessoas levariam para fazer isso manualmente – mas, mesmo com a ajuda do BeBot, a empresa continuará contratando funcionários para realizar a coleta de materiais maiores. 

Com o BeBot circulando pela areia, a 4ocean também espera que sua presença incentive possíveis parceiros – como donos de hotéis localizados de frente para as praias – a usar o robô em praias ao redor do mundo.

A 4ocean está realizando os primeiros testes do BeBot no Havaí, mais especificamente na ilha de O‘ahu. O Havaí possui algumas das praias mais poluídas com plástico no mundo e colocar o BeBot em ação nessas praias poderá ajudar na limpeza dessas áreas de forma mais rápida e assertiva.

Para saber mais sobre o trabalho da 4ocean, conhecer seus produtos e suas soluções inovadoras, clique aqui e assista aos vídeos a seguir.

Our MissionOur Mission
Meet the BeBot, a beach cleaning robot!Meet the BeBot, a beach cleaning robot!
What Happens To The Plastic We Recover?What Happens To The Plastic We Recover?