Pesquisa aponta recorde de engajamento ESG no setor privado brasileiro

Pesquisa aponta recorde de engajamento ESG no setor privado brasileiro

A forte alta no tema ESG no Brasil, especialmente no mundo empresarial, foi identificada em pesquisa inédita da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil. A maioria dos respondentes (95%) informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no negócio.

Dos 95% engajados, 37% já têm engajamento em planejamento ativo, mas ainda estão mapeando todos os pontos a serem trabalhados; 31% avaliam já ter um engajamento integrado ao negócio, e 26% vêm construindo engajamento no tema.

Ainda que 68% já reconheça os benefícios diretos da agenda no negócio, o número é ainda maior quando analisados também os que reconhecem benefícios indiretos (23%), totalizando 93% de executivos que identificam vantagens da prática ESG nos negócios.

Outros resultados

A pesquisa também apontou o nível de investimento das organizações em inovação e tecnologia voltadas às práticas sustentáveis, em que 89% já possui algum, e o posicionamento sobre os temas de diversidade e inclusão, no qual 80% já conta com uma agenda dedicada ao tema.

Além dessas temáticas, o levantamento abordou temas de governança, legislação ambiental, ESG na agenda dos executivos e relacionamento com stakeholders. Leia a pesquisa completa neste arquivo.

Agenda estatégica

Além disso, foi lançada também a agenda estratégica da entidade com o título “ESG, a sigla que representa oportunidade”, com acesso completo neste link . “A pauta ESG está cada dia mais influenciando as estratégias e modelos de negócios e criando novas oportunidades para empresas e para a sociedade como um todo”, contextualiza a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas.

A Agenda ESG da Câmara Americana traz uma pauta de advocacy, promoção de melhores práticas empresariais, ações de capacitação e publicações relevantes.

Prêmio Eco

A pesquisa e a agenda foram apresentadas durante o Prêmio ECO, que contempla as melhores ações de sustentabilidade empresarial no País. Na ocasião, a empresa vencedora foi a Natura. Também ao lado da multinacional brasileira de cosméticos, outros 24 cases e projetos ESG foram reconhecidos na premiação, entre startups, PMEs e grandes empresas, de 15 estados brasileiros.

O evento, que ocorreu pela primeira vez de forma totalmente online, avaliou 129 projetos em edição com recorde de programas inscritos. “Um marco com 25 empresas que estão fazendo práticas de transformação e reinvenção do mercado por meio de investimentos ESG, aprofundando sua relação com a sociedade e outros stakeholders”, comenta Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham Brasil.

Além da Natura, foram vencedoras desta edição iniciativas das seguintes marcas: Avon, BASF, Brasilseg/BB Seguros, Bristol Myers Squibb, Claro, Copasa/MG, Eco Panplas, Estância Mimosa Ecoturismo, França Women Health, Grupo Sabará, Itaú, Mars Petcare, Natura, Navegações Unidas Tapajós, Neoway, Olibi Azeites Artesanais, Órigo Energia, Química Amparo/Ypê, Renault, Rhodia, Santander, Schneider Electric, Suzano Papel Celulose e Weber Consultoria e Engenheira Ambiental. Clique aqui para conhecer todos os vencedores e projetos.

__

Créditos: Imagem Destaque – Circlephoto / Shutterstock