Rede de fast food chinesa troca ovos do cardápio por opção plant-based

Com o surgimento dos alimentos plant-based (que procuram reproduzir fielmente o sabor da carne – ou de outros alimentos derivados de animais), vimos um movimento interessante: as redes de fast food passaram a introduzir esses alimentos em seus cardápios, mas como uma opção vegetariana alternativa – foi o que vimos acontecer, no Brasil, com Rebel Whopper do Burger King, por exemplo. Agora, a Dicos, uma rede de fast food chinesa, está dando um novo passo dentro dessa tendência, começando a substituir os ovos de seu cardápio por uma alternativa plantbased.

A Dicos possui cerca de 2000 lojas em toda a China e é a primeira grande empresa de fast food do mundo a inserir ingredientes vegetais no lugares de derivados de animais em vários itens de seu cardápio, incluindo três hambúrgueres diferentes para o café da manhã e três outros sanduíches, além de um prato de café da manhã estilo “ocidental”. A rede fará as alterações em 500 de suas lojas.

As refeições não são veganas e os restaurantes da Dicos ainda contam com vários itens em seu cardápio contendo ovo “de verdade”, mas o restaurante reconheceu que mesmo ainda usando a carne em suas preparações, havia benefícios ambientais em substituir os ovos de galinha onde era possível e decidiu fazer a troca.

A opção plant-based escolhida pela Dicos é o JUST Egg, que usa um ingrediente à base de feijão moyashi, sem colesterol e foi desenvolvido para ter a mesma aparência e textura de um ovo mexido. Segundo a Eat Just, empresa fabricante do JUST Egg, o produto tem uma pegada de carbono 93% menor e usa 98% menos água do que a alternativa de origem animal. 

Com o passar do tempo, mais pesquisas e testes são feitos, e isso tudo permite que as alternativas à base de plantas – sejam elas ovos, carne vegetal ou laticínios – fiquem cada vez melhores. E, conforme sua qualidade, funcionalidade e versatilidade aumentam, esses produtos se tornam mais acessíveis e mais populares. A decisão da Dicos e a evolução do JUST Egg mostram como esse cenário é possível em um futuro muito próximo.

E você? Já pensou em experimentar um café da manhã com ovos plant-based mexidos? Nós confessamos que ficamos muito curiosos. Confira mais imagens abaixo:

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail