Better Shelter e IKEA entregarão mais de 5.000 abrigos na Síria e na Turquia

Better Shelter e IKEA entregarão mais de 5.000 abrigos na Síria e na Turquia

De repente, no dia 6 de fevereiro, Johan Karlsson começou a receber mensagens e mais mensagens sobre o terremoto que havia atingido Turquia e Síria algumas horas antes. Ao tomar conhecimento do acontecido, Johan – que é o chefe da organização sem fins lucrativos Better Shelter, sediada na Suécia – começou a entrar em contato com os parceiros humanitários da organização para descobrir como poderiam ajudar.

Infelizmente, a magnitude do terremoto era muito pior do que o que estavam vendo nas primeiras notícias. Agora, mais de uma semana depois, mais de 36 mil pessoas morreram; ao mesmo tempo, mais de um milhão de pessoas estão desabrigadas apenas na Turquia, seja suas casas ou apartamentos tenham sido destruídos ou porque, mesmo que seu lar tenha ficado em pé, não é mais seguro para se viver. As pessoas que sobreviveram à destruição inicial agora precisam sobreviver às temperaturas abaixo de zero e à falta de itens essenciais, como comida e água.

A Better Shelter produz abrigos para refugiados que podem ser construídos por voluntários em poucas horas. Como a organização já havia trabalhado na Síria, o time já contava com um pequeno depósito na Turquia com cerca de 150 abrigos, que seus parceiros locais poderiam acessar rapidamente. Dessa forma foi possível para a Cruz Vermelha Turca já começar a instalar os abrigos na cidade duramente atingida de Hatay.

Além dos abrigos já localizados na Turquia, a Better Shelter também tinha um estoque muito maior de abrigos a milhares de quilômetros de distância, na Polônia; mas isso veio com um desafio: como entregá-los o mais rápido possível?

No dia seguinte ao terremoto, a organização se encontrou com a Fundação IKEA, que a apoia há mais de uma década, desde que os primeiros protótipos da Better Shelter foram criados. A fundação concordou em reembolsar a organização pelos 5.000 abrigos que tinha em estoque e pagar por eles para serem enviados à Turquia. Após isso, a Better Shelter recorreu à própria IKEA em busca de ajuda.

“Tivemos problemas com logística”, contou Johan. “As empresas com as quais trabalhamos levariam meses para transportar nosso estoque para a Turquia. Ligamos para a IKEA e perguntamos e eles se poderiam nos ajudar.”

A ligação aconteceu no domingo e, na segunda-feira, 13 de fevereiro, um caminhão que a IKEA normalmente usa para entregas foi carregado com os abrigos em Gdansk, na Polônia, e seguiu para a Turquia. Nesse processo, trinta e seis caminhões dos parceiros de entrega da IKEA já foram mobilizados. “Teremos todas as 5.000 unidades na Turquia nas próximas três semanas, o que é um grande exercício logístico”, diz Johan. Cada caminhão deve levar cerca de seis dias para chegar ao seu destino.

Quando os caminhões chegarem à Turquia, mais desafios: muitas estradas estão gravemente danificadas e chegar à Síria em guerra é ainda mais difícil. Além disso, em cidades densas que agora estão cheias de escombros, também não será fácil encontrar terrenos para colocar os abrigos. No entanto, como a Better Shelter já estava trabalhando na região, ela tem uma rede de parceiros que pode auxiliar na logística da entrega final. Além disso, segundo Johan, empresas turcas também se ofereceram para colaborar com o projeto.

Superando esses últimos desafios logísticos, os abrigos são projetados para serem facilmente montados em apenas algumas horas. As partes de um único abrigo, que pode oferecer espaço para até cinco pessoas, são contidas em duas caixas planas, cada uma leve o suficiente para ser carregada por duas pessoas. Ao ser montado, o abrigo conta com paredes, um teto e uma porta com fechadura, além de uma fonte de luz e carregador alimentados por energia solar, bem como um aquecedor e cobertores.

A estrutura do abrigo apresenta resistência a danos em casos de terremotos, em comparação com edifícios construídos com concreto. Antes do terremoto, a Better Shelter já havia instalado 10.000 abrigos na Síria e, até o momento, não foram relatados danos em nenhum deles.

Agora, a organização está aumentando a produção de mais abrigos. Segundo a organização, seus parceiros humanitários na Turquia e na Síria precisam de mais de 28.000 abrigos, tanto do tipo que a Better Shelter produz, quanto de habitações de emergência maiores. No entanto, essa é apenas uma parte da necessidade geral na região, que é ainda maior.

A organização pode produzir até 2.500 abrigos por mês, mas o time visa entregar 10.000 abrigos nos próximos meses. Para Johan, apesar de a ação ser uma medida bastante significativa, a solução apresentada não é suficiente por si só para resolver completamente o problema. Outras medidas complementares também serão necessárias para abordar a questão de forma mais abrangente.

Em 2022, a Better Shelter foi vencedora na categoria “Arquitetura” do World Changing Ideas Awards, da Fast Company. Essa colaboração entre a Better Shelter e a IKEA é um exemplo de como as empresas podem ajudar em crises humanitárias ao trabalhar em conjunto com organizações sem fins lucrativos, podendo resultar em ações significativas principalmente em situações de emergência. Para saber mais, clique aqui e confira os vídeos a seguir.

Ruba in Syria goes to school in a Better Shelter RHURuba in Syria goes to school in a Better Shelter RHU
Building a Better ShelterBuilding a Better Shelter
Compartilhe esse artigo: