Acelera Cerrado quer fortalecer OSC para conservação do Cerrado brasileiro

Conhecido como a savana brasileira, o Cerrado possui uma grande biodiversidade e é o 2º maior bioma do Brasil e da América Latina. O território abrange cerca de 22% do Brasil e conta com uma variedade de tipos de solo, clima e relevo. Mas, apesar de tantos fatos positivos, o Cerrado também é o segundo bioma mais ameaçado no país.

Diante desse cenário, o Impact Hub Brasília criou o Acelera Cerrado, um programa totalmente gratuito e online, que irá realizar atividades de capacitação para 40 Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham para a conservação do Cerrado brasileiro, com o objetivo de fortalecer suas capacidades de gestão e de atingir resultados positivos relacionados à missão e propósito de cada uma. 

O programa conta com a parceria do Impact Hub Curitiba e apoio e financiamento do Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto humanize, Instituto Nova Era e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A aliança pela conservação do Cerrado deseja aprimorar as condições técnicas e de gestão das organizações da sociedade civil no Cerrado, fortalecendo-as para a proposição, execução e gerenciamento de projetos com foco na conservação e uso sustentável da biodiversidade no hotspot incentivando o empreendedorismo e negócios de impacto socioambiental e fortalecendo a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

A metodologia norteadora do programa é a Teoria U, que propõe que a qualidade dos resultados que um sistema social cria depende da qualidade da consciência dos participantes que operam nele. Além de conduzir os representantes das 40 OSC em uma Jornada U, o Acelera Cerrado também irá utilizar outras ferramentas de inovação e liderança, como Teoria da Mudança, Art of Hosting e Comunidades em Práticas.

O Acelera Cerrado acontecerá de junho de 2021 a fevereiro 2022, contando com dois encontros semanais – com duração entre 2h e 4h, no período da manhã –, além de atividades solicitadas pelos especialistas, com uma dedicação semanal estimada em cerca de 10 horas.

Para se inscrever, a organização deve:

  • Tratar-se de organização sem finalidade lucrativa (Associação, Instituto ou Fundação) ou Cooperativa Social (enquadradas na Lei nº 9.867, de 10 de novembro de 1999);
  • Ter no mínimo um ano de existência formal, comprovável através do CNPJ, Estatuto ou Ata de constituição;
  • Ser capaz de demonstrar que desenvolve atividades com foco na conservação do cerrado, através da apresentação de documentos, como artigos, imagens, contratos, website etc.;
  • Disponibilidade de ao menos 1 (um) representante da organização, com poder de tomada de decisão (exemplo: presidente, gestor ou gestora, diretor ou diretora geral), cujos responsáveis legais sejam maiores de 18 anos, com possibilidade de dedicação semanal de 10h por toda a duração do programa.

As inscrições para o processo de seleção do Acelera Cerrado vão até 09 de maio de 2021 e devem ser realizadas no site oficial do programa. Após isso, haverá uma  avaliação interna realizada pelo comitê de seleção e entrevistas com as organizações pré-selecionadas. A divulgação da lista final de organizações selecionadas acontecerá até 02 de junho de 2021.

Para saber tudo sobre o Acelera Cerrado e realizar a inscrição da OSC da qual você faz parte, clique aqui.

Acelera Cerrado quer fortalecer OSC para conservação do Cerrado brasileiro

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail