TOP 10 TED Talks de 2019 – segundo Chris Anderson, curador do TED

Saúde mental, política, redes sociais, filantropia, mudança climática, tecnologia… Esses foram alguns dos assuntos mais comentados em 2019 e tudo indica que esses tópicos continuarão em alta em 2020. Hoje, confira as TOP 10 TED Talks de 2019, selecionadas por Chris Anderson, curador do TED.

  • Matt Walker: O sono é o seu superpoder

O sono é o seu sistema de apoio à vida e o melhor esforço da mãe natureza até agora na questão da imortalidade, diz o cientista do sono Matt Walker. Neste mergulho profundo na ciência do sono, Walker compartilha as coisas maravilhosamente boas que acontecem quando você dorme, e as coisas assustadoramente ruins que acontecem quando você não dorme, tanto para o cérebro quanto para o corpo. Saiba mais sobre o impacto do sono sobre seu aprendizado, sua memória, seu sistema imunológico e até mesmo seu código genético, além de algumas dicas úteis para conseguir dormir um pouco.


  • Carole Cadwalladr: O papel do Facebook no Brexit e a ameaça à democracia

Em uma palestra imperdível, a jornalista Carole Cadwalladr mergulha em um dos acontecimentos mais desconcertantes dos últimos tempos: a votação de 2016 para a saída do Reino Unido da União Europeia. Do acompanhamento do resultado até uma enxurrada de anúncios enganosos no Facebook direcionados a eleitores vulneráveis do Brexit – e com a associação desses mesmos participantes e táticas à eleição presidencial dos EUA em 2016 – Cadwalladr acusa os “deuses do Vale do Silício” de estarem do lado errado da história e pergunta: “As eleições livres e justas são uma coisa do passado?”


  • David Brooks: As mentiras que nossa cultura nos conta sobre o que realmente importa, e como podemos viver melhor

Nossa sociedade está no meio de uma crise social, diz o colunista de opinião e escritor David Brooks: estamos presos num abismo de isolamento e fragmentação. Como encontrar nosso caminho? Com base em suas viagens pelos Estados Unidos, e suas reuniões com uma gama de pessoas excepcionais conhecidas como “tecelões”, Brooks expõe sua visão de uma revolução cultural que nos possibilite levar vidas com maior significado, propósito e alegria.


  • George Monbiot: A nova história política que poderia mudar tudo

Para sair da bagunça em que estamos, precisamos de uma nova história que explique o presente e guie o futuro, diz o escritor George Monbiot. Com base nas descobertas da psicologia, neurociência e biologia evolutiva, ele oferece uma nova visão para a sociedade construída em torno de nossa capacidade fundamental de altruísmo e colaboração. Esta palestra contagiante e otimista fará com que você repense as possibilidades de nosso futuro compartilhado.


  • Patrick Chappatte: Um mundo livre precisa de sátira

Precisamos de humor como precisamos do ar que respiramos, diz o cartunista editorial Patrick Chappatte. Em uma palestra ilustrada com destaques de uma carreira passada provocando todo mundo, de ditadores e ideólogos a selfies e multidões de redes sociais, Chappatte faz uma explicação contundente, muitas vezes hilária, da necessidade de sátira. “Os cartuns políticos nasceram com a democracia e são desafiados quando a liberdade é”, diz ele.


  • Es Devlin: Arrebatadoras esculturas cenográficas que unem música e tecnologia

No início, um esboço, que então se transforma em um imensa obra-prima, celebração da conexão humana. Acompanhe Es Devlin, lendária artista e cenógrafa, em um passeio visual sobre seus trabalhos, incluindo as esculturas icônicas que ela criou para artistas como Beyoncé, Adele, Kayne West e U2, dentre outros, e aprecie uma amostra de seu projeto para a World Expo 2020 em Dubai.


  • Elizabeth Dunn: Ajudar o outros nos torna mais felizes, mas é importante a maneira como fazemos isso

Pesquisas mostram que ajudar os outros nos torna mais felizes. Mas, em seu trabalho inovador sobre generosidade e alegria, a psicóloga social Elizabeth Dunn descobriu que há um problema: é importante a maneira como ajudamos. Saiba como podemos causar um impacto maior, e aumentar nossa própria felicidade ao longo do caminho, se fizermos uma mudança fundamental na maneira como ajudamos os outros. “Vamos parar de pensar em doar como apenas essa obrigação moral e começar a pensar nisso como uma fonte de prazer”, diz Dunn.


  • Rob Reid: Como a biologia sintética poderia acabar com a humanidade e como podemos impedir isso

A promessa revolucionária da biologia sintética e da edição genética têm um lado sombrio. Nesta palestra perspicaz, o autor e empreendedor Rob Reid analisa os riscos de um mundo onde cada vez mais pessoas têm acesso às ferramentas e à tecnologia necessárias para criar uma doença que poderia acabar com a humanidade, e sugere que é hora de levar esse perigo a sério.


  • Bina Venkataraman: O poder de pensar no futuro em uma era imprudente

Numa palestra prospectiva, a autora Bina Venkataraman responde a uma questão crucial do nosso tempo: como podemos garantir nosso futuro e fazer o que é certo para as gerações futuras? Ela analisa os erros que cometemos ao imaginar o futuro de nossa vida, nossas comunidades e nossos negócios, revelando como podemos recuperar nossa previsão inata. O que surge é um caso surpreendente de esperança, e um caminho para nos tornarmos os “bons ancestrais” que desejamos ser.


  • Joanne Chory: Como as plantas superalimentadas poderia retardar a mudança climática

As plantas são máquinas incríveis – por milhões de anos, elas tiraram o dióxido de carbono do ar e o armazenaram no subsolo, mantendo um controle crucial do clima global. A geneticista de plantas Joanne Chory está trabalhando para amplificar essa habilidade especial: com seus colegas do “Salk Plant Molecular and Cellular Biology Laboratory”, ela está criando plantas que podem armazenar mais carbono, mais profundamente no subsolo, por centenas de anos. Saiba mais sobre como essas plantas superalimentadas podem ajudar a desacelerar a mudança climática. (Este plano ambicioso é parte do “Audacious Project”, iniciativa do TED para inspirar e financiar mudanças globais.)

__

Créditos: Imagem Destaque – enterlinedesign / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail