3 tipos de esquecimento que são normais e 1 que não é

3 tipos de esquecimento que são normais e 1 que não é

Ser humano é esquecer as coisas. Mas você provavelmente já se perguntou: “Quando um esquecimento é normal e quando não é?” Aqui estão exemplos de 3 esquecimentos que são normais e 1 que não é.

Esquecer onde estacionou

Não lembrar onde estacionou porque não prestou atenção é normal e diferente do que acontece com o Alzheimer. Mas, se você tem Alzheimer, digamos que você estacione na garagem de um shopping e faça compras por uma hora. Quando você volta para a garagem, você não está se perguntando se estacionou no nível três ou no nível quatro, você está pensando: “Não me lembro como cheguei aqui”. Ou você está na frente do seu carro, mas não o reconhece como seu.

Esquecer o nome de uma pessoa ou o título do filme

Ter uma palavra presa na ponta da língua – aquele fenômeno chamado “bloqueio” – é normal e não significa que você tem Alzheimer. Na verdade, esta é uma das experiências mais comuns de falha de memória. Você está tentando encontrar uma palavra e, na maioria das vezes, um nome próprio, como o nome de uma pessoa ou o título de um filme. Você sabe que conhece esse nome ou palavra, mas não consegue se lembrar naquele momento.

No entanto, falha em se lembrar de palavras também pode ser um sinal precoce da doença de Alzheimer. Então, como você pode saber se está experienciando um esquecimento comum ou um sintoma de demência? Uma pessoa com Alzheimer se esquece de dezenas de palavras por dia. E, em vez de se esquecer principalmente os substantivos próprios, as pessoas com Alzheimer esquecem regularmente substantivos comuns, como caneta, colher, bicicleta.

Esquecer onde colocou suas chaves ou outros objetos

Não se lembrar de onde você deixou suas chaves é normal, e provavelmente o resultado de uma falta de atenção. Mas perder suas chaves e encontrá-las em um lugar onde as chaves não deveriam estar (como a geladeira ou o micro-ondas), ou encontrá-las e se perguntar a quem elas pertencem ou para que são usadas não é normal. Estes, sim, podem ser sintomas de Alzheimer.

Esquecer como fazer uma atividade, como fazer café

Este tipo de esquecimento tem a ver com sua memória muscular, que permanece notavelmente estável ao longo do tempo – tendemos a lembrar como fazer o que aprendemos a fazer, especialmente quando é uma atividade que realizamos rotineiramente.

Então, se você vai fazer uma xícara de café e não se lembra de como usar a máquina; ou está lavando roupa, mas não consegue se lembrar de como usar a máquina de lavar; ou se sente “paralisado” diante de qualquer outra tarefa que você conhece há muito tempo como faz e faz regularmente, isso pode ser um sinal de Alzheimer.

No entanto, o esquecimento nem sempre tem que ser devido à doença de Alzheimer. Pode ser devido a um comprometimento cognitivo leve (que não necessariamente progride para a doença de Alzheimer), como uma deficiência de vitamina B-12 ou sono insuficiente. Por isso, é importante cuidar de sua saúde mental assim como você faz sua saúde física, buscando um médico e conversando com ele sobre sua memória.

Para complementar essa leitura, recomendamos o play na TED Talk apresentada por Lisa Genova, onde ela compartilha a ciência mais recente que investiga a doença – e algumas pesquisas promissoras sobre o que cada um de nós pode fazer para construir um cérebro resistente ao Alzheimer.

__

Imagem Destaque: Marie Maerz / Shutterstock

Compartilhe esse artigo: