TED2020: 8 semanas de palestras e quase 100 participantes

Em 2020, o TED converteu sua conferência anual global que acontecia durante uma semana no ano, em um evento virtual de oito semanas. A lista de palestrantes do TED2020 contou com nomes como Bill Gates, Malala Yousafzai e Brené Brown, dentre quase 100 participantes. Todas as palestras já estão disponíveis no site oficial do TED e parte delas já possuem legendas em português.

Hoje, confira uma seleção especial com algumas de nossas apresentações favoritas (todas com legendas em português disponíveis – para conferir as demais palestras e conversas, incluindo as que não possuem legenda, clique aqui).

Bill Gates: Como a pandemia moldará o futuro próximo

Bill Gates fala dos melhores (e piores) cenários para a pandemia de coronavírus nos próximos meses, explicando os desafios de reduzir a transmissão de vírus, fornecendo uma atualização sobre candidatos promissores a vacinas, oferecendo seus pensamentos sobre a reabertura e até tirando um momento para abordar as teorias da conspiração sobre si mesmo. Fique atento à sua chamada crítica aos colegas filantropos para aumentar sua ação, ambição e conscientização para criar um mundo melhor para todos.

Chrystina Russell: Um caminho para o ensino superior e o emprego para refugiados

Das 70 milhões de pessoas desabrigadas em todo o mundo, apenas 3% têm acesso ao ensino superior. O Global Education Movement (GEM) está em uma missão para mudar isso através da primeira iniciativa em larga escala para ajudar estudantes refugiados a conseguir um diploma de graduação e trilhar um caminho para o emprego. Ouça os alunos e a diretora executiva do programa, Chrystina Russell, comentarem sobre como o modelo flexível e baseado em competências da GEM prepara os alunos graduados para o sucesso e para a autonomia onde quer que estejam.

Audrey Tang: Como a inovação digital pode combater a pandemia e fortalecer a democracia

A tecnologia pode criar uma democracia rápida, justa… e até divertida? A ministra da tecnologia de Taiwan, Audrey Tang, compartilha como seu país evitou o isolamento da COVID-19 no início de 2020 por meio de inovações como o desenvolvimento de aplicativos para mapear a disponibilidade de máscaras, ideias de “crowdsourcing” que poderiam se tornar leis e a criação da campanha “humor versus rumor” para combater a desinformação com a comédia.

Marcelo Mena: Os benefícios econômicos do combate à mudança climática

Marcelo Mena, ex-ministro do Meio Ambiente do Chile, está contribuindo para a missão de alcançar, antes de 2050, uma economia sem emissão de carbono em seu país. Nesta conversa sobre o combate à mudança climática, ele fala sobre como a pandemia do COVID-19 está afetando o plano ambicioso do país, e explica por que a recuperação “verde” da economia deve ser apoiada tanto por líderes políticos quanto por cidadãos.

Dan Schulman, Corey Hajim, Whitney Pennington Rodgers: O que a COVID-19 significa para o futuro do comércio, do capitalismo e do dinheiro

O capitalismo precisa de uma atualização, diz Dan Schulman, CEO do PayPal, e isso começa com pagar as pessoas o suficiente para realmente investir no futuro delas. Ele discute por que as empresas precisam cultivar confiança para se recuperar e reconstruir após a pandemia da COVID-19, e como podemos usar esse momento decisivo para criar uma economia ética mais inclusiva.

Christina Agapakis: O que acontece quando biologia se torna tecnologia?

“Prometeram-nos um futuro feito de cromo, mas e se o futuro for feito de carne e osso?”, pergunta a bióloga Christina Agapakis. Nesta palestra inspiradora, Agapakis explica seu trabalho na área da biologia sintética, uma área multidisciplinar de pesquisa que faz críticas à linha que separa o natural do artificial, e nos mostra como o rompimento das fronteiras entre ciência, sociedade, natureza e tecnologia pode nos levar a imaginar diferentes futuros possíveis.

Swizz Beatz: Como apoiar e reverenciar artistas vivos

O lendário produtor de hip-hop Swizz Beatz está numa missão para revolucionar a maneira como os artistas fazem negócios. Nesta palestra genial, ele compartilha algumas maneiras através das quais ele ajuda outros parceiros criativos a prosperar, incluindo uma feira de arte móvel que garante aos artistas 100% de suas vendas, um novo sistema de comissão para galerias financiarem artistas visuais vivos, e Verzuz, uma série on-line com apresentações musicais que trazem alegria para os fãs e vendas para os músicos. “Se não protegemos as artes, não protegemos o nosso futuro”, diz ele.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail