Você não está sozinho em sua solidão

Se a solidão tem se tornado uma sensação comum em seu dia a dia, saiba que você não está exatamente sozinho nisso. Em tempos de isolamento social (ou até mesmo fora desse contexto), a solidão uma experiência vivida em conjunto, mas que pode nos trazer autoconhecimento e bons ensinamentos sobre a vida em sociedade – mesmo quando você parece estar afastado dela.

Não, você não está sozinho. E para abordar esse assunto de forma positiva e construtiva, confira nossa seleção especial de TED Talks.

  • Jonny Sun: Você não está sozinho em sua solidão

Estar aberto e vulnerável com sua solidão, tristeza e medo pode ajudar você a encontrar conforto e a se sentir menos só, diz o escritor e artista Jonny Sun. Em uma palestra franca e cheia de ilustrações exclusivas, Sun compartilha como contar histórias a respeito de se sentir um estranho o ajudou a explorar uma comunidade inesperada e a encontrar um pontinho minúsculo de luz na escuridão.


  • Lidia Yuknavitch: A beleza de ser uma deslocada

Para aqueles que se sentem como se não se encaixassem: existe beleza em ser um deslocado. A escritora Lidia Yuknavitch compartilha sua própria instável jornada, contando trechos de histórias íntimas sobre perda, vergonha e sobre o lento processo de autoaceitação. “Mesmo no momento do seu fracasso, você é belo. Você pode ainda não saber, mas você tem a capacidade de se reinventar incessantemente. Essa é a sua beleza.”


  • Cornelia Geppert: Um videogame que nos ajuda a entender a solidão

Entre no videogame visualmente impressionante “Sea of Solitude” da artista Cornelia Geppert, que explora como combater os “monstros” da solidão e da dúvida pode nos ajudar a lidar melhor com a complexidade e as dificuldades da saúde mental.


  • Kio Stark: Por que devemos conversar com estranhos

“Quando falamos com estranhos, fazemos interrupções lindas na narrativa prevista das nossas rotinas diárias… e das deles”, diz Kio Stark. Nesta palestra encantadora, Stark explora os benefícios negligenciados de ultrapassarmos nosso desconforto implícito com estranhos e de abraçarmos aqueles momentos breves, porém lindos, de conexão genuína.


  • David Brooks: As mentiras que nossa cultura nos conta sobre o que realmente importa, e como podemos viver melhor

Nossa sociedade está no meio de uma crise social, diz o colunista de opinião e escritor David Brooks: estamos presos num abismo de isolamento e fragmentação. Como encontrar nosso caminho? Com base em suas viagens pelos Estados Unidos, e suas reuniões com uma gama de pessoas excepcionais conhecidas como “tecelões”, Brooks expõe sua visão de uma revolução cultural que nos possibilite levar vidas com maior significado, propósito e alegria.

__

Créditos: Imagem Destaque – autumnn / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail