Construindo um futuro melhor e com mais saúde para todos

Construindo um futuro melhor e com mais saúde para todos

O caminho para o bem-estar coletivo – e a igualdade – começa com cada um de nós. Hoje, confira uma seleção especial de TED Talks esclarecedoras sobre saúde pessoal e impacto social que poderão te inspirar e motivar a trabalhar pela construção de um futuro melhor e mais saudável para todos.

Os benefícios transformadores da atividade física para o cérebro

Qual é a coisa mais transformadora que podemos fazer atualmente pelo nosso cérebro? “Exercícios físicos!”, afirma a neurocientista Wendy Suzuki. Sintam-se estimulados a ir à academia ao ouvir Suzuki discutir a ciência por trás de como a atividade física melhora o humor e a memória, além de proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.


Por que seu médico deveria se preocupar com a justiça social

No Zimbábue, em 1980, Mary Bassett testemunhou a epidemia da AIDS pessoalmente, e ajudou a criar uma clínica para tratar e educar a população local sobre o vírus mortal. Mas, em retrospecto, ela lamenta não ter soado o alarme para o problema real: as desigualdades estruturais incorporadas às organizações políticas e econômicas do mundo, as desigualdades que deixam as pessoas marginalizadas mais vulneráveis. Esses mesmos problemas estruturais existem nos Estados Unidos de hoje, e como comissária da saúde de Nova Iorque, Bassett está usando todas as oportunidades que tem para conseguir apoio para a equidade na saúde, e para se manifestar contra o racismo. “Não temos que ter todas as respostas para exigir mudança”, diz ela. “Nós só precisamos de coragem.”


Como o racismo nos deixa doentes

Por que a raça exerce uma influência tão grande na saúde? David R. Williams desenvolveu uma escala para medir o impacto da discriminação no bem-estar, indo além de medidas tradicionais como renda e educação para revelar de que modo fatores como preconceito implícito, segregação residencial e estereótipos negativos criam e sustentam a desigualdade. Nesta palestra surpreendente, Williams mostra como o racismo está produzindo um sistema manipulado e dá exemplos otimistas de projetos nos EUA para acabar com a discriminação.


Como se recuperar do esgotamento do ativismo

Quando você se sente esgotado como ativista, qual é a melhor maneira de se recuperar? Yana Buhrer Tavanier, bolsista sênior do TED, explora o poder do “brincar-tivismo”, a incorporação da brincadeira e da criatividade nos movimentos de mudança social. Veja como esta abordagem versátil pode desencadear novas ideias, impulsionar a ação e dissolver o medo.


Por que é tão difícil tomar decisões saudáveis

Por que tomamos decisões ruins, que sabemos serem prejudiciais para nossa saúde? Nesta palestra franca e divertida, David Asch, economista comportamental e especialista em políticas de saúde, explica por que nosso comportamento com frequência é irracional — de maneiras altamente previsíveis — e mostra como podemos aproveitar essa irracionalidade para tomar decisões melhores e aprimorar nosso sistema de cuidados em saúde de maneira geral.

__

Créditos: Imagem Destaque – SewCream / Shutterstock