5 histórias e lições sobre a importância da empatia na sociedade atual

5 histórias e lições sobre a importância da empatia na sociedade atual

“Soft skills” é um termo que vem sendo usado para representar uma gama de diferentes habilidades, traços de personalidade e atributos não técnicos, que são muito importantes para a vida em comunidade – seja essa comunidade um ambiente de trabalho, uma cidade, um bairro ou até mesmo a nossa família.

As soft skills desempenham um papel fundamental na demonstração de como um indivíduo interage com as pessoas ao seu redor, realiza tarefas relacionadas ao trabalho, se comunica e constrói relacionamentos.

Dentre as dezenas de habilidades listadas debaixo do guarda-chuva das soft skills está a empatia, uma característica essencial para a vida em sociedade, bem como um motor para o desenvolvimento de inovações com foco no impacto social. Hoje, confira uma seleção especial de nossas TED Talks favoritas com histórias e ensinamentos sobre como desenvolver essa soft skill tão importante: a empatia.

Diga suas verdades e busque-as nos outros

Numa palestra lírica e inesperadamente engraçada sobre assuntos pesados como relacionamentos desgastados e morte de um ente querido, Elizabeth Lesser descreve o processo de cura de pôr de lado o orgulho e a defensiva para abrir caminho para a revelação da alma e da verdade. “Você não precisa esperar por uma situação de vida ou morte para limpar os relacionamentos que são importantes para você”, diz ela. “Seja como um novo tipo de socorrista… aquele que dá o o primeiro passo corajoso em direção ao outro.”

Quer um mundo mais justo? Seja um aliado improvável

Um mundo mais igualitário começa com você. Citando um momento formativo de sua própria vida, a defensora da igualdade Nita Mosby Tyler destaca por que se apresentar e lutar por outras pessoas que enfrentam injustiças além da sua própria experiência leva a um futuro mais justo e equitativo para todos.

Se uma história te comove, reaja a ela

Histórias são necessárias, mas não são tão mágicas quanto parecem, diz a escritora Sisonke Msimang. Nesta palestra engraçada e ponderada, Msimang questiona a ascensão dos contadores de histórias e o declínio dos fatos. Durante uma era confusa em que escutar têm sido confundido com agir, Msimang nos pede que nos afastemos de nossos websites, podcasts e das histórias que consumimos, e participemos do mundo real para criar um plano para a justiça.

Por que treino avós para tratarem a depressão

Dixon Chibanda é um dos 12 psiquiatras do Zimbábue, para uma população de mais de 16 milhões. Percebendo que seu país jamais conseguiria manter métodos tradicionais para tratar aqueles com problemas de saúde mental, Chibanda ajudou a desenvolver uma linda solução alimentada por um recurso inacabável: avós. Nesta palestra inspiradora e extraordinária, aprenda mais sobre o programa “Banco da Amizade”, que ensina avós sobre terapia de conversa baseada em evidências e traz cuidado e esperança àqueles que precisam.

As línguas universais do ser humano

Você fala muito mais línguas do que imagina, diz o Poeta Ali. Em uma palestra profunda, ele revela como a ideia de “línguas” vai muito além de um léxico de palavras, comunicando experiências universais como amor, risadas e solidão, e servindo como um portal para culturas, sentimentos e pensamentos que nos unem a todos.

__

Créditos: Imagem Destaque – fizkes / Shutterstock