Síndrome do impostor: O que é e como enfrentá-la?

Síndrome do impostor: O que é e como enfrentá-la?

Como seres humanos, é comum que sempre estejamos em busca de nos aperfeiçoarmos e que sejamos um pouco mais críticos do que quem “nos vê de fora”. Mas até que ponto isso é positivo para o nosso bem-estar?

Você já se sentiu como se não pertencesse a algo? Como se seus amigos ou colegas fossem, a qualquer momento, descobrir que você é uma fraude, e que você não merece seu trabalho e suas realizações?

Se sim, você não está sozinho. Esses sentimentos são conhecidos como “síndrome do impostor”, ou o que os psicólogos costumam chamar de “fenômeno do impostor”. Estima-se que 70% das pessoas experimentam esse tipo de sentimento em algum momento de suas vidas, de acordo com um artigo publicado no International Journal of Behavioral Science. A síndrome do impostor afeta todos os tipos de pessoas em todos os momentos da vida: mulheres, homens, estudantes de medicina, gerentes de marketing, atores. executivos, etc.

Caso você tenha se identificado com o que foi descrito ou apenas esteja curioso e queira conhecer mais ferramentas que poderão te ajudar a ser mais confiante em seu dia a dia, confira esta seleção especial de TED Talks, feita pela redação do InovaSocial, que poderão te ajudar a enfrentar a síndrome do impostor que – algo que todos nós acabamos vivenciando em algum momento de nossas vidas.

O que é a síndrome do impostor e como podemos combatê-la?

Mesmo depois de escrever 11 livros e de ter ganho vários prémios, Maya Angelou não conseguia evitar a dúvida de que não merecia esses encómios. Este sentimento de fraude é muito comum. Porque é que muitas pessoas têm o sentimento de que as suas ideias e competências não merecem a atenção dos outros? Elizabeth Cox descreve a psicologia por detrás da síndrome do impostor e o que podemos fazer para combatê-la.

Por que temos poucas mulheres líderes

A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, analisa por que uma porcentagem menor de mulheres do que de homens atinge o topo de suas profissões — e oferece 3 conselhos poderosos para mulheres que buscam uma posição C-Level.

Como estudantes pretos enfrentam a síndrome do impostor

Como uma mulher negra do Bronx que cresceu para atingir todos os marcadores de prestígio acadêmico, Dena Simmons sabe que, para estudantes pretos, o sucesso na escola às vezes custa uma vida autêntica. Agora educadora, Dena discute como podemos criar uma sala de aula que faça com que todos os alunos se sintam orgulhosos de quem são. “Toda criança merece uma educação que garanta a segurança de aprender no conforto da própria pele”, diz ela.

Como falar por si mesmo

Falar é algo difícil de se fazer, mesmo quando você sabe que deveria. Nesta palestra de Adam Galinsky, aprenda a se afirmar, navegar em situações sociais complicadas e expandir seu poder pessoal com a orientação sábia do psicólogo, que hoje atua como presidente da divisão de administração da Columbia Business School.

O conselho de carreira que você provavelmente não recebeu

Susan Colantuono compartilha um conselho simples e surpreendente que você pode não ter ouvido antes tão claramente em sua vida profissional. Esta palestra, embora destinada a um público de mulheres, tem lições universais – para homens e mulheres, recém-formados e profissionais em meio de carreira.

Imagem Destaque: eamesBot /Shutterstock

Compartilhe esse artigo: