Os artigos mais lidos de 2019

São os últimos dias do ano e, como já é de costume aqui no InovaSocial, preparamos uma seleção especial com as postagens mais lidas de 2019. Confira e relembre:

tendencias-tecnologias-2019-parte-02-inovasocial-2019

10 tendências e tecnologias inovadoras para 2019

Em mais uma lista com previsões de tendências e tecnologias para o ano que está por vir, esse foi uma das publicações mais lidas do ano. Nossa dica é conferir a Parte I e a Parte II, e, em seguida, ouvir o episódio especial de nosso podcast onde comentamos os erros e acertos dessas previsões.

tecnologias-inovadoras-2019-bill-gates-mit-parte-1-inovacao-social-tecnologias-sociais-inovasocial-destaque-2019
10 Tecnologias Inovadoras de 2019, segundo Bill Gates

A MIT Technology Review, revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, convidou Bill Gates para listar 10 Tecnologias Inovadoras de 2019.

 

 

the-handmaids-tale-o-conto-da-aia-elisabeth-moss-margaret-atwood-hulu-inovacao-social-inovasocial-destaque-2019
The Handmaid’s Tale

The Handmaid’s Tale descreve um mundo tóxico no qual a misoginia e a degradação ambiental transformaram os EUA em uma teocracia totalitária. A república fictícia de Gilead reforçou um sistema de violência baseado no gênero, escravizando as poucas mulheres capazes de gerar filhos para atuarem como “servas” da classe dominante. Mesmo com uma história que parece tão absurda, infelizmente é possível traçar paralelos entre o futuro distópico de Margaret Atwood e o presente.

movimento-da-morte-positiva-e-inovacao-inovasocial-destaque-2019
Movimento da Morte Positiva

Ao redor do mundo, culturas diferentes têm visões e rituais diferentes relacionados à morte e ao luto. Independente da forma com que esse assunto é tratado, seja de forma positiva ou negativa, a verdade é que todos nós sabemos que a morte é algo inevitável. Ela chegará para todos, mais cedo ou mais tarde. Sabendo disso e de todos os tabus que cercam o tema, existem pessoas ao redor do mundo que estão trabalhando para fazer com que essa experiência seja melhor para todos – tanto para quem vai, quanto para quem fica.

pequena-sereia-dinamarca-representatividade-halle-bailey-inovasocial-2019

Pequena Sereia e Mr. Iglesias: Representatividade na TV e no cinema

Uma reflexão sobre as reações ao anúncio de que Halle Bailey irá interpretar o papel principal do filme live action de A Pequena Sereia; e a indicação de uma série da Netflix que aborda, de forma leve e engraçada, temas como racismo, imigração, bullying, machismo e outros estigmas da sociedade.

 

05-detroit-become-human-inteligencia-artificial-games-inovasocial-2019

Detroit: Become Human

O que faz de nós humanos? Essa é a pergunta que você mais vai se fazer durante “Detroit: Become Human”, um jogo que se passa em uma Detroit de um futuro próximo, em 2038, onde os Divergentes – androides que manifestam emoções humanas – buscam direitos iguais e liberdade.

 

economia-prateada-consumo-nova-terceira-idade-inovacao-social-inovasocial-destaque-2019

Economia Prateada: Como o novo idoso está consumindo?

A idade média das pessoas em todo o mundo está subindo cada vez mais. A ONU prevê que haverá mais de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais até 2050, em comparação com cerca de 900 milhões em 2015. Mas, hoje, a terceira idade não se parece nada com a terceira idade de outras décadas. Eles estão nas universidades, nas academias e no Tinder. E, com a nova cara que esse grupo vem tomando, novos hábitos e novas tendências de consumo surgem.

absorvendo-o-tabu-period-end-of-sentence-oscar-inovacao-social-inovasocial-destaque-2019

Absorvendo o Tabu: O documentário sobre menstruação que ganhou um Oscar!

O Oscar nem sempre favoreceu as diretoras mulheres. Nos 91 anos de história da premiação, apenas cinco mulheres foram nomeadas para o prêmio de Melhor Diretor e, neste ano, mais uma vez, a categoria foi composta apenas por homens. Mas, se você voltar sua atenção para outras categorias, ainda há bons motivos para se alegrar. Um dos exemplos é Absorvendo o Tabu (Period. End of sentence.), que ganhou o prêmio de Melhor Documentário de Curta-Metragem e foi dirigido por uma mulher: Rayka Zehtabchi, uma diretora iraniana-americana de 25 anos de idade.

brene-brown-o-poder-da-vulnerabilidade-netflix-inovacao-social-inovasocial-destaque-2019

Brené Brown e o poder da vulnerabilidade

Brené Brown transformou a vergonha, o medo e a vulnerabilidade em algo legal. Em 2010, a cientista social da Universidade de Houston, no Texas, foi convidada para apresentar um TED Talk, onde escolheu falar durante 20 minutos sobre “O Poder da Vulnerabilidade”. O resto é história.

 

explicando-a-mente-netflix-vox-inovacao-social-inovasocial-destaque-2019

Explicando – A Mente

Por que não conseguimos nos lembrar do que tem na geladeira? Ou, mais importante, por que não conseguimos lembrar da maioria dos detalhes de nossas próprias vidas? Por que cerca de uma em cada três pessoas sofre de um distúrbio de ansiedade em algum momento? E por que, quando vamos dormir à noite, somos surpreendidos por visões estranhas? Nossos sonhos realmente significam alguma coisa ou servem a algum propósito? É sobre isso que fala Explicando – A Mente, série da Netflix com episódios de 20 minutos.

__

Imagem destaque –  Leszek Czerwonka / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail