Os impactos positivos dos videogames em nossas vidas

Os impactos positivos dos videogames em nossas vidas

Há pessoas que acreditam que os videogames são grande vilões em nossa sociedade e estão corroendo nossas mentes. Mas será que esse “acusação” está sequer perto de ser verdadeira? Essa seleção especial de TED Talks mostra como os videogames podem melhorar nossa função cerebral e até ajudar a melhorar o mundo.

Os jogos podem fazer um mundo melhor

Jogos como World of Warcraft dão aos jogadores meios para salvar mundos e incentivo para aprender os hábitos dos heróis. E se pudéssemos aproveitar esse poder de jogador para resolver problemas do mundo real? Jane McGonigal diz que podemos e explica como.

Como um videogame pode nos ajudar a construir cidades melhores

Com mais da metade da população mundial vivendo em cidades, uma coisa é inegável: somos uma espécie urbana. Parte jogo, parte ferramenta de desenho de planejamento urbano, “Cities: Skylines” incentiva as pessoas a usar sua criatividade e auto-expressão para repensar as cidades de amanhã. A designer Karoliina Korppoo nos leva a um passeio por alguns lugares extraordinários que os usuários criaram, de cidades de fantasia futuristas a paisagens notavelmente realistas. Como é a sua cidade dos sonhos?

Como os jogos tornam as crianças mais inteligentes

Jogar videogame pode torná-lo mais produtivo? Gabe Zichermann mostra como os jogos estão tornando as crianças melhores solucionadoras de problemas e nos tornarão melhores em tudo, desde dirigir até multitarefa.

Um jogo para lidar com o luto

Quando o filho de Amy Green foi diagnosticado com um tumor cerebral raro, ela inventou uma história de ninar para seus irmãos para ensiná-los sobre o câncer. O resultado foi um videogame, “That Dragon, Cancer”, que leva os jogadores a uma jornada que eles não podem vencer. Nesta bela conversa sobre como lidar com a perda, Green traz alegria e brincadeira à tragédia. “Fizemos um jogo difícil de jogar”, diz ela, “porque os momentos mais difíceis de nossas vidas nos mudam mais do que qualquer objetivo que poderíamos alcançar”.

Jogos para entender

Nunca é fácil entender a magnitude de tragédias complexas – então, quando a filha de Brenda Romero voltou da escola perguntando sobre escravidão, ela fez o que faz para viver – ela projetou um jogo. Ela descreve a surpreendente eficácia deste jogo, e de outros, em ajudar o jogador a realmente entender a história.

Compartilhe esse artigo: