“Explicando: O poder do voto” aborda o sistema democrático dos EUA

As eleições não são apenas uma forma de medir quais partidos e candidatos a população prefere; eles são uma forma de medir quais valores e quais pessoas são importantes para o país. E é disso que trata a nova série especial produzida pela Vox para a Netflix “Explicando: O Poder do Voto”, que foca especificamente no cenário democrático dos EUA – e que nós recomendamos a todos os curiosos e entusiastas do assunto, independente de seu país de residência.

O índice de estadunidenses que optam por votar é mais baixo do que a maioria de outros países desenvolvidos, e uma das razões mais comuns apresentadas é que as pessoas não acreditam que seu voto seja importante. Votar é um ato muito importante, mas esse sentimento vivido pelos norte-americanos não é algo sem sentido.

Para a produção da série, foi preciso vasculhar diversos estudos, dados e conversar com os com os principais especialistas no assunto; o que resultou em três episódios – “Direito ao voto”, “É possível comprar uma eleição?” e “Poder do voto” –, que contam histórias envolventes e tratam essas questões de forma clara e direta. 


Para conferir todas as publicações do InovaSocial sobre a franquia “Explicando”, clique aqui.


Os tópicos abordados já têm estado presentes nas conversas sobre o assunto e, conforme as eleições presidenciais de 2020 foram se aproximando e com a realidade da pandemia de coronavírus, esses mesmos tópicos tomaram novas dimensões. Ao mesmo tempo, todo esse cenário ajudou a dinamizar o debate sobre como os cidadãos estadunidenses desejam que o sistema funcione.

A série também descreve algumas das soluções propostas para fazer com que a democracia dos Estados Unidos represente melhor todos os seus cidadãos. Segundo a Vox, muitos dos especialistas que foram consultados durante a produção do episódios se mostraram positivos, acreditando que os norte-americanos estivessem em um ponto de inflexão, com uma consciência ampliada e uma vontade renovada de tomar nas mãos o poder de fazer uma mudança significativa. 

Os episódios de “Explicando: O Poder do Voto” conta com a narração de Leonardo DiCaprio, Selena Gomez e John Legend; e já estão disponíveis na Netflix. Para saber mais, confira o trailer abaixo e clique aqui.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail