“Explicando… O Sexo”, uma série extremamente interessante e necessária

A série “Explicando“, da Vox, é uma de nossas séries favoritas da Netflix. Em setembro de 2019, a produção ganhou uma temporada especial sobre a mente; e, na nova temporada que estreou nos primeiros dias de 2020, aborda um tema extremamente importante em nossa sociedade – mas que ainda é um tabu.

Em muitas famílias e em muitos ambientes o diálogo sobre o sexo é algo que simplesmente não existe. E isso é algo extremamente perigoso. Falar sobre sexo e procurar aprender sobre o assunto é falar sobre diversas questões que estão presentes nas vidas de todas as pessoas. É falar sobre saúde, planejamento familiar, empoderamento, masculinidade tóxica, saúde mental, entre dezenas de outros assuntos que podem ser abordados quando falamos sobre o tema.

Por isso, “Explicando o Sexo” é a nossa primeira sugestão do #InovaSocialIndica em 2020. Em cinco episódios de 20 minutos (narrados pela cantora Janelle Monáe), a série analisa questões como o motivo pelo qual um terço das mulheres em todo o mundo descreve o parto como traumático, por que ainda não temos um anticoncepcional masculino, entre outras.

Dentre os tópicos abordados em cada um dos episódios, alguns deles são desconfortáveis, ou até tabus, mas ao mesmo tempo são assuntos que afetam nossa saúde e bem-estar ao longo de nossas vidas de diversas formas.

“Há muito mais a ser falado sobre o assunto do que podemos cobrir em uma série limitada,” disse a Vox, ao anunciar sua nova produção. “Mas esperamos que essas cinco histórias forneçam novas ideias e um diálogo aberto sobre uma parte da experiência humana que muitas vezes está envolta em mistério, desinformação e eufemismo.”

Todos os episódios de “Explicando o Sexo” já estão disponíveis na Netflix. E, caso você não assine o serviço de streaming, a Vox disponibilizou gratuitamente em seu canal no YouTube o episódio número 5, que fala sobre o parto. Confira abaixo (com legendas em português disponíveis), logo após o trailer da série.

__

Créditos: Imagem Destaque – GoodStudio / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail