Era dos Dados: Uma série sobre perguntas que nem mesmo sabíamos que existiam

Qual a conexão entre nuvens no céu e a nuvem que armazena dados? Ou bombas nucleares e a luta contra pirataria em obras de arte? Estes assuntos parecem não ter qualquer relação, mas é aí que entra Latif Nasser.

PhD em História da Ciência, por Harvard, Nasser atualmente é host do podcast Radiolab (programa sobre curiosidades da New York Public Radio/WNYC) e apresentador da série A Era dos Dados (“Connected”, em inglês), nossa dica desta semana.


Leia também: Quanto vale a sua privacidade e os seus dados?


A Era dos Dados é a nova série documental da Netflix, onde o jornalista científico viaja o mundo para explorar as maneiras sutis e surpreendentes pelas quais estamos todos conectados.

Ele descobre como tudo ao nosso redor, desde o ar que respiramos às selfies que publicamos nas redes sociais, estão ligados a naufrágios catastróficos, a fraudes nas eleições e até a galáxias distantes. Do microscópio ao telescópio, com uma parada no caleidoscópio, esta série vai fazer você ver o mundo com outros olhos.

Latif Nasser: Muito além de uma persona engraçada

A Era dos Dados estreou dia 2 de agosto e, desde então, Nasser divide seu tempo entre o trabalho e o cuidado dos filhos, o que geralmente envolve checar o Twitter no meio da noite enquanto anda de um lado para o outro com seu recém-nascido.

PhD em Harvard e diretor de pesquisas, Nasser mistura o esteriótipo nerd com o bom humor de um apresentador de stand-up. Mas ele vai além, Latif Nasser é um showman da ciência. É um contador de histórias com embasamento científico. 

Isso fica visível não só em A Era dos Dados, mas também em seus dois TED Talks. Uma declaração para o The New York Times resume bem quem é Latif Nasser: “As pessoas querem ser despertadas para uma pergunta que nem mesmo sabiam que tinham. E então, de repente, eles estão totalmente possuídos por essa pergunta e precisam saber a resposta.” São essas perguntas que vemos na série e nas apresentações de Nasser.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail