Empreendedorismo e inovação: Menos30 Fest terá edição 100% digital

Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, acontece a oitava edição do Menos30 Fest, o festival de empreendedorismo e inovação que faz parte de uma ampla agenda de valor social da Globo, voltada para educação integral e juventude. Neste ano, o evento promove debates e reflexões sobre novas formas de empreender e pensar a sociedade em meio a esta nova realidade. Ao longo de cinco dias, a educação voltada para o empreendedorismo estará em pauta em cursos on-demand, oficinas, debates, palestras, pitches e atrações.

Por conta da necessidade de isolamento social, pela primeira vez a programação acontece virtualmente, para todo o Brasil, e com transmissão inédita e ao vivo no YouTube da Globo, pelo G1 e no portal oficial do evento. Além disso, o conteúdo das mesas de debates também ficará disponível no Globoplay. Maju Coutinho, Astrid Fontenelle, Tiago Leifert, André Trigueiro, Aline Midlej, Lázaro Ramos, Nath Finanças, Andréia Sadi e Atila Iamarino estão entre os confirmados no festival.

O tema central da edição de 2020 é “É hora de empreender mudanças”, tendo como pano de fundo a pandemia do novo coronavírus e os impactos trazidos para a sociedade e o planeta, e como esse cenário exige uma nova forma de criar, empreender e inovar – no presente e no futuro. As atividades serão divididas por turnos e o formato digital dará aos participantes uma experiência completa.

O festival traz uma série de convidados e uma agenda composta por cinco macro temas: sociedade digital, nova aprendizagem, saúde & meio ambiente, impacto social e cultura. São pautas que vão abordar a importância da educação empreendedora, inserção econômica e do impacto social, aprofundando assuntos como o futuro das profissões, paixão pela ciência, saúde mental, ativismo ambiental, diversidade e a arte como forma de transformar a realidade.

Cedendo o palco aos jovens empreendedores e startups em estágio inicial, uma “Batalha de Pitches” acontece nos quatro primeiros dias do evento, cujos destaques serão escolhidos pela votação virtual do público e análise de uma banca de especialistas. Cada vencedor leva o prêmio de 15 mil reais para impulsionar seus negócios. Na sexta-feira, os pitches dão lugar a uma competição entre rappers da nova geração. O evento também se encerra, diariamente, com shows e atrações exclusivas.

Para conferir a programação completa e os detalhes das inscrições para oficinas, mentorias e cursos confira a grade abaixo e clique aqui.

Cursos on demand

De 17 de agosto a 18 de setembro, serão disponibilizados gratuitamente cursos livres de empreendedorismo e práticas para equilibrar o corpo e a mente. Os participantes podem se inscrever em mais de 50 cursos ministrados à distância e em parceira com diversas empresas e consultorias brasileiras. Os temas são variados, como técnicas para aumentar visitas em sites, carreira, e-commerce, inteligência emocional, marketing, sustentabilidade, meditação, organização doméstica, como monetizar games e metodologias ágeis.

Oficinas em salas fechadas

Em um espaço para pré-inscritos que desejam obter um direcionamento para suas iniciativas empreendedoras, acontecerão aulas de capacitação das 10h às 11h30; ministradas em parceria com instituições como SEBRAE, SENAI, Ton e Hotmart. As mentorias são gratuitas e para participar será necessário fazer a inscrição antecipadamente no site do festival.

Mais destaques da grade

Das 17h às 18h, acontecem as mesas de debates, reunindo uma série de especialistas, criadores, artistas e personalidades, explorando assuntos do interesse coletivo na atualidade. Um mediador conduzirá a conversa, que contará com a presença de três participantes. Temas como transformação dos negócios pós-pandemia, competências profissionais e diversidade nas empresas estarão entre os assuntos abordados.

Entre 18h e 18h30, é hora de acompanhar ensinamentos e palestras com um olhar de capacitação e inspiração. Serão conversas mais curtas e dinâmicas, em duplas, ao estilo das lives que ganharam muito espaço nas redes sociais durante a pandemia.

Batalha de Pitches

Na Batalha de Pitches, startups e empreendedores independentes podem se inscrever para apresentar seus projetos, e o vencedor de cada dia será escolhido após votação do público e análise de uma banca de convidados. Neste ano, a seleção dos participantes contou com a curadoria especial de duas consultorias: A Quintessa (que se dedica a ressignificar o papel de empresas na geração de impacto e valor para a sociedade) e a GVAngels (organização sem fins lucrativos da Fundação Getúlio Vargas, que tem por objetivo conectar start-ups inovadoras e investidores anjos experientes). A apresentação será das 18h30 às 19h30, também com transmissão ao vivo, e os vencedores da competição ganham 15 mil reais para tirar seus sonhos do papel. No último dia, a novidade fica por conta da batalha dar palco para rappers da nova geração, unindo a disputa às atrações artísticas diárias do festival.

Para encerrar cada dia do festival, das 19h30 às 20h, um talento musical e artístico se apresentará em uma performance remota.

O Menos30 Fest é gratuito e virtual, e acontecerá entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro, das 10h às 20h. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail