Sugestões de títulos para incluir em sua lista de leitura, por Bill Gates

Em abril, Bill Gates anunciou, em entrevista à revista Financial Times, que a Bill & Melinda Gates Foundation irá focar todos os esforços no combate à pandemia da COVID-19. Em Seattle, nos EUA, a fundação tem apoiado um programa que envia testes da doença para que pessoas possam realizá-los em suas casas. 

Enquanto isso, a fundação também está financiando pesquisas que seguem em busca de uma vacina. A primeira vacina experimental testada em humanos, desenvolvida pela empresa norte-americana Moderna com o apoio da Coalizão para as Inovações em Prevenção de Epidemias [CEPI, fundada pelos Governos da Noruega e Índia, a Fundação Bill & Melinda Gates, a Wellcome Trust e o Fórum Econômico Mundial], mostrou resultados promissores após o primeiro teste. Para saber mais sobre o experimento realizado pela Moderna, clique aqui e confira a reportagem produzida pelo El País.

Além de financiar ações contra o coronavírus, Bill Gates tem divulgado em seu blog – o Gates Notes – uma série de conteúdos, em formato de textos e vídeos, que abordam a questão de forma direta, responsável e muito didática.

Recentemente, Gates compartilhou com os leitores do blog sugestões de livros, filmes, séries e outras coisas para fazer em casa durante o período de isolamento social. Como muitas dessas indicações possuem traduções para o português (no caso dos livros) ou estão disponíveis nos catálogos brasileiros dos serviços de streaming (no caso dos filmes e séries), acreditamos que seria interessante compartilhar todas elas com você, leitor do InovaSocial. Confira (clicando em cada um dos títulos, você será redirecionado para sua resenha publicada no Gates Notes):

“A Bailarina de Auschwitz”, de Edith Eva Eger

Edith, que agora é terapeuta, sobreviveu a Aushwitz quando adolescente. Gates descreve o “A Bailarina de Auschwitz” como parcialmente um livro de memórias e parcialmente um guia para lidar com o trauma. O “histórico único de Eger fornece a ela uma visão incrível”, escreve ele, “e acho que muitas pessoas encontrarão conforto agora com suas sugestões de como lidar com situações difíceis”.

“Atlas das Nuvens”, de David Mitchell

Gates acredita que romance de 2004 seja “angustiante”, devido a sua estrutura original que se move entre seis tramas ao longo de seis séculos. “Esse é o tipo de romance no qual você vai pensar e falar sobre por um longo tempo após terminar… Se você estiver com disposição para uma história realmente convincente sobre o melhor e o pior da humanidade, acho que ficará tão absorvido quanto eu ”, ele escreve.

“The Ride of a Lifetime”, de Robert Iger (disponível apenas em inglês)

Gates diz que não costuma ler livros de negócios, mas esse livro do ex-CEO da Disney é “um livro de negócios que eu realmente recomendo”. “Na minha experiência, é raro encontrar um livro que realmente capte como é criar e operar uma organização ou que tenha dicas que você realmente poderia colocar em prática”. O livro de Iger, que fala sobre um período crítico da história da Disney – desde a aquisição da Pixar até a construção de um serviço de streaming – impressionou Gates o suficiente para que ele o recomendasse a várias pessoas, incluindo a CEO da Microsoft, Satya Nadella.

“A Grande Gripe”, de John M. Barry

Esse livro sobre a pandemia de gripe espanhola de 1918 é “um dos vários livros que me mostrou que o mundo precisava fazer um trabalho melhor de preparação para novos patógenos”, escreve Gates. Das muitas lições do livro, uma delas é destacada: liderança é importante, uma resposta rápida pode salvar milhares de vidas.

“Good Economics for Hard Times”, de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo (disponível apenas em inglês)

Abhijit Banerjee e Esther Duflo, economistas ganhadores do Prêmio Nobel do MIT, pioneiros no uso de ensaios clínicos randomizados para estudar o impacto de políticas como transferência direta de renda, escreveram esse livro para examinar as pesquisas mais recentes sobre questões importantes como imigração, mudança climática e desigualdade. Entre outras coisas, eles observam que não há evidências de que cortes de impostos para os ricos criem crescimento econômico; Gates diz que isso lhe dá ainda mais motivos para defender a cobrança impostos mais altos para os ricos. “No final, ‘Good Economics for Hard Times’ me pareceu um bom complemento para livros que pintam retratos íntimos de como é crescer pobre na América, incluindo ‘A Menina da Montanha’, ‘Era uma Vez um Sonho’ e ‘Evicted’”, ele escreve.

Juntamente com suas cinco recomendações principais, Gates também fez outras sugestões de leitura, incluindo “O Guia Headspace Para Meditação e Mindfulness”, de Andy Puddicombe (segundo Gates, o app Headspace o transformou em um “meditador”) e “A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo”, de Joshua Foer, um livro que explora como a memorização funciona. As indicações de Gates seguem com “Perdido em Marte, de Andy Weir; “Um Cavalheiro em Moscou”, de Amor Towles; e a trilogia “Rosie”, de Graeme Simsion, que conta a história de um professor com Síndrome de Asperger que vive um amor antes considerado por ele improvável. “Melinda me fez começar a ler essa série e eu estou feliz por ela ter feito isso,” disse Gates sobre a trilogia Graeme Simsion.

A lista ainda inclui a graphic novel “O Melhor que Podíamos Fazer”, de Thi Bui; “Hyperbole and a Half: Unfortunate Situations, Flawed Coping Mechanisms, Mayhem, and Other Things That Happened”, de Alexandra Brosh; “E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas” e “Xkcd: Volume 0”, de Randall Munroe.

Ao final de seu post, Gates também recomenda a série documental “Pandemia”, da Netfix; as séries “Um Milhão de Coisas”, “This Is Us” e “Ozark”; e, finalizando com sua sugestão mais escapista de todas, o filme “Jogo de Espiões”, de 2001. “Muitas pessoas não ouviram falar de ‘Jogo de Espiões”’, mas eu provavelmente já assisti a ele umas 12 vezes.” Para saber em qual plataforma encontrar todos esses títulos, recomendamos uma breve pesquisa no Just Watch, recentemente citado em nosso “Guia do Streaming”.

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail