2 eventos sobre mudança climática para ficar de olho nos próximos dias

2 eventos sobre mudança climática para ficar de olho nos próximos dias

Pode-se dizer que existem dois grandes temas importantíssimos sendo discutidos no mundo inteiro nesse momento: a pandemia do coronavírus e as mudanças climáticas. E, enquanto os números relacionados à COVID-19 vão caindo ao redor do mundo (graças, principalmente, à vacinação da população), os números relacionados às mudanças climáticas seguem pouco animadores e é preciso falar constantemente sobre o tema, para que medidas sejam tomadas enquanto há tempo.

Os próximos dias serão marcados por 2 eventos que, em suas diferentes formas, abordam a mudança climática a nível global. Saiba mais sobre eles e como acompanhá-los.

26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima

A COP26, acontece em Glasgow, na Escócia, de 1 a 12 de novembro. O evento é a reunião de todos os signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) – tratado firmado na chamada Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 sob o qual os governos concordaram em combater o aquecimento global.

A ideia é que o evento sirva para que esses governos negociem quais ações cada um deve tomar para combater as mudanças climáticas. Algumas COPs resultaram em acordos marcantes que avançaram a ação climática, embora, às vezes, o progresso seja uma questão “dois passos para frente e um para trás”. Por exemplo, na COP3, realizada em Kyoto, Japão, os governos concordaram com as primeiras metas obrigatórias de emissões de gases de efeito estufa. Mas o acordo foi desgastado nas COPs subsequentes e os Estados Unidos – o maior poluidor do mundo na época – retiraram-se do Protocolo de Kyoto.

O último marco da COP foi a COP21, que acontecem em 2015 em Paris, que resultou no Acordo de Paris – onde os países disseram que manteriam o aquecimento global bem abaixo de 2° C acima dos níveis pré-industriais e, de preferência, não mais que 1,5 ° C.

O acordo de Paris exige que os países aumentem suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa a cada cinco anos. Como a COP26 foi atrasada em um ano devido à pandemia, esse prazo se estendeu para seis anos.

Outro ponto que provavelmente será discutido durante os próximos dias será o comércio internacional de emissões de carbono – também conhecido como “créditos de carbono”, e você pode saber mais sobre ele no episódio #68 do podcast do InovaSocial.

Para acompanhar as notícias sobre a COP26, clique aqui e acesse o site oficial da conferência.

Countdown

Countdown é uma iniciativa global promovida pelo TED para apoiar e acelerar soluções para a crise climática.

De 12 a 15 de outubro, aconteceu o Countdown Summit, em Edimburgo (Escócia). E também ocorrerá em 30 de outubro, às 13:00 (Horário de Brasília), a transmissão ao vivo global de um evento virtual traçará um caminho crível e realista para um futuro líquido zero, reunindo as principais soluções do Countdown Summit, histórias de ação local em todo o mundo, tecnologia de ponta ciência e tecnologia, discussões sociais e culturais, performances poderosas e uma chamada global para a ação.

Ao apresentar um caminho real para alcançar a rede zero, a transmissão ao vivo global Countdown foi projetada para reunir pessoas de todo o mundo para celebrar e divulgar a COP26.

Para assistir ao evento, clique aqui.

Em 2020, o evento de lançamento do Countdown contou com mais de 50 peças de conteúdo – palestras, performances, animações e muito mais. E os palestrantes abordaram tópicos como:

  • Ciência do clima e a crise climática: onde estamos hoje?
  • Por que a justiça climática é importante
  • Colocar o clima de volta na agenda política e social
  • O que as empresas podem fazer – e estão fazendo – para transformar e fazer a transição
  • Repensando nossas cidades
  • Intensificação no trabalho e em casa

Abaixo, confira uma seleção especial do InovaSocial, com nossos conteúdos favoritos.

Por que o mundo está aquecendo?

Por que 1,5 grau faz diferença?

Para onde vai todo o carbono que liberamos?

O que é emissão líquida zero?

Por que agir agora?

__

Créditos: Imagem Destaque – petrmalinak / Shutterstock