Consumed: Uma história real sobre o impacto do nosso consumo

Quando falamos sobre consumo consciente, é importante sempre lembrar que é preciso estar atento a todas as fases do ciclo de vida de um produto. Prestamos muita atenção à forma como descartamos aquilo que consumimos (o que é, sem dúvidas, essencial), mas quantas vezes paramos para pensar qual caminho aquela roupa, aquele item de decoração, aquele alimento percorreram até chegarem às nossas mãos.

Diante da noção dessa importância, o diretor Richard John Seymour deu vida a “Consumed”, um curta-metragem que retrata o processo que existe por trás de simples produtos que compõem nosso dia a dia.

A jornada cinematográfica de Seymor leva o espectador à China, onde um trabalhador narra sua história ao ritmo de máquinas industriais. De minas de carvão e águas poluídas no interior da Mongólia a navios porta-contêineres no porto de Qingdao, o diretor apresenta um olhar sóbrio sobre o impacto do consumo da sociedade contemporânea.

Com vastas paisagens que são compostas por minúsculos trabalhadores, Seymour mostra o tamanho de nosso consumo e suas cadeias de abastecimento globais complexas, através da perspectiva individual do trabalhador.

Apesar de retratar uma dura realidade (que precisa ser vista), “Consumed” é um curta-metragem com uma ótima fotografia e uma narrativa envolvente. A produção de Seymour foi lançada em 2016 em festivais ao redor do mundo e foi indicada ao prêmio BAFTA – uma premiação anual concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão – na categoria “Melhor curta-metragem britânico”, em 2017. Recentemente, Seymour disponibilizou “Consumed” para o público em geral e o curta-metragem pode ser assistido gratuitamente na plataforma de vídeos Vimeo

“Consumed” conta uma história real que precisa ser ouvida e vista. E você pode conferí-lo no player a seguir:

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail