Como iremos alimentar o futuro?

Como iremos alimentar o futuro?

Como iremos alimentar o futuro? A resposta para essa pergunta exige uma série de esforços, em diferentes campos de nossa sociedade. Esse é um assunto que precisa ser abordado hoje e existem pessoas que estão falando sobre a importância de trabalharmos na construção desse futuro. Um futuro onde todos têm acesso a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos – especialmente aqueles que mais precisam.

Hoje, confira uma seleção especial de Ted Talks sobre um assunto tão importante, que precisa ser abordado agora. Todos os vídeos contam com legendas em português disponíveis.

Onde estamos errando na luta para acabar com a fome

Em um mundo que está desperdiçando mais comida do que nunca, por que 1 em cada 9 pessoas ainda vai dormir com fome todas as noites? A empreendedora social Jasmine Crowe pede uma transformação radical em nossa luta para acabar com a fome global – nos desafiando a repensar nossas abordagens rotineiras para lidar com a insegurança alimentar e compartilhar como podemos usar a tecnologia para coletar alimentos não utilizados e entregá-los diretamente às pessoas necessitadas.

Como as mudanças climáticas podem tornar nossos alimentos menos nutritivos

O aumento dos níveis de carbono na atmosfera pode fazer as plantas crescerem mais rápido, mas há outra consequência oculta: eles roubam das plantas os nutrientes e vitaminas de que precisamos para sobreviver. Em uma palestra sobre segurança alimentar global, a epidemiologista Kristie Ebi explora as consequências potencialmente massivas para a saúde dessa crescente crise nutricional – e explora as medidas que podemos tomar para garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos seguros e saudáveis.

Quer que as crianças aprendam bem? Alimente-as bem

O que podemos esperar que nossos filhos aprendam se estiverem com fome ou comendo dietas cheias de açúcar e vazias de nutrientes? O ex-chefe da Casa Branca e formulador de políticas alimentares Sam Kass discute o papel que as escolas podem desempenhar na nutrição dos corpos dos alunos, além de suas mentes.

Como estamos usando a tecnologia de DNA para ajudar os agricultores a combater doenças nas plantações

Quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo dependem da mandioca para sobreviver – mas essa fonte alimentar importante está sob ataque de vírus totalmente evitáveis, diz a bióloga computacional Laura Boykin. Ela nos leva para as fazendas na África Oriental, onde está trabalhando com uma equipe diversificada de cientistas para ajudar os agricultores a manter suas plantações saudáveis usando um laboratório de DNA portátil e um mini supercomputador que pode identificar vírus em horas, em vez de meses.

Uma crise alimentar global pode estar a menos de uma década de distância

Sara Menker desistiu de uma carreira no comércio de commodities para descobrir como funciona a cadeia de valor global da agricultura. Suas descobertas levaram a algumas previsões surpreendentes: “Poderíamos ter um ponto de inflexão em alimentos e agricultura globais se a demanda crescente ultrapassar a capacidade estrutural do sistema agrícola de produzir alimentos”, diz ela. “Pessoas podem morrer de fome e governos podem cair.” Os modelos de Menker preveem que esse cenário pode acontecer em uma década. Em sua palestra, ela compartilha uma visão desse mundo impossível, bem como alguns passos que podemos tomar hoje para evitá-lo.

Compartilhe esse artigo: