Ainda conseguimos proteger o planeta? Como?

Ainda conseguimos proteger o planeta? Como?

Celebre a natureza e a biodiversidade do planeta Terra a partir de ideias compartilhadas nessa seleção especial de TED Talks, que irão te inspirar a agir para proteger o planeta e o clima para as próximas gerações.

Um caso econômico para proteger o planeta

Todos nós compartilhamos um planeta, onde respiramos o mesmo ar, bebemos a mesma água e dependemos dos mesmos oceanos, florestas e biodiversidade. A economista Naoko Ishii tem a missão de proteger esses recursos compartilhados, conhecidos como bens comuns globais, que são vitais para nossa sobrevivência. Em uma palestra sobre o bem-estar do planeta, Naoko descreve quatro sistemas econômicos que precisamos mudar para proteger os bens comuns globais, defendendo um novo tipo de contrato social com a Terra.

Uma nova forma de restaurar a biodiversidade da Terra – a partir do ar

A restauração da Terra envolve ações que vão além do ato de plantar árvores, diz a ambientalista Susan Graham. Confira como sua equipe combina tecnologia de drones com inteligência artificial treinada em ecologia para restaurar terras degradadas e reviver ecossistemas complexos e biodiversos — seja em uma pequena ilha ou em um continente inteiro.

A natureza está em toda parte, só precisamos aprender a vê-la

Como você define “natureza”? Se a definirmos como o que é intocado pelos humanos, não nos restará nada, diz a escritora ambiental Emma Marris. Ela nos convida a considerar uma nova definição de natureza — que inclua não apenas a natureza intocada, mas também as plantas não cuidadas que crescem em espaços urbanos — e nos encoraja a trazer nossos filhos para também interagir com elas, para que um dia eles possam amá-las e protegê-las.

Amor, tristeza e as emoções que impulsionam a ação climática

Imagine o seu lugar favorito na natureza. Como você se sentiria se ele desaparecesse amanhã? Nesta carta de amor ao planeta, o assistente social e ativista ambiental Knut Ivar Bjørlykhaug nos convida a enfrentar as emoções profundas e difíceis — amor, tristeza e até raiva —, nascidas da perda ecológica causada pelo clima para agir a serviço de nossa casa coletiva.

O que fazer quando a mudança climática parece “imparável”

Os jovens de hoje herdaram um grande problema climático sem precedentes para resolver — e a eco-ansiedade o acompanha. A ativista Clover Hogan conhece essa luta em primeira mão, mas ela também entende que o caminho para a ação climática começa com a única coisa que você pode controlar: sua mentalidade. Ela explica por que desafiar as histórias que faz com que você se sinta impotente pode ajudá-lo a dar o primeiro passo para proteger o planeta para as próximas gerações.

As consequências pretendidas de ajudar a natureza a prosperar

De um furão especial de patas negras a corais que podem suportar águas quentes, os esforços de resgate genético que usam genômica e biologia sintética estão ajudando a natureza a prosperar. Mas, apesar do enorme sucesso desse tipo de intervenção, a especialista em inovação em conservação Ryan Phelan ressalta que o medo de consequências não intencionais muitas vezes sufoca a inovação — arriscando ainda mais a extinção. Ela defende a adoção das “consequências pretendidas” das ferramentas genéticas que têm o poder de restaurar o equilíbrio, a abundância e a biodiversidade da Terra.

Compartilhe esse artigo: