Abertura da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social acontece hoje em São Paulo

Abertura da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social acontece hoje em São Paulo

Hoje, 09 de setembro, acontece a abertura da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social, em São Paulo. A iniciativa pretende representar pluralidade do Investimento Social Privado (ISP) no Brasil, incluindo atores de perfis, portes, estratégias e focos de atuação variados, presentes em diversas regiões do país.

Dentro do universo do investimento social privado estão as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos. Os elementos fundamentais que diferenciam essa prática das ações assistencialistas são a preocupação com planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos; a estratégia voltada para resultados sustentáveis de impacto e transformação social; e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.

Desde maio, o GIFE vem trabalhando no mapeamento de soluções inovadoras em diferentes temas da agenda pública, o que contou com a contribuição de associados, parceiros, organizações fomentadoras do campo e atores da sociedade civil. A ideia da Mostra é iluminar contribuições geradas ou impulsionadas pelo universo do investimento social – spoiler: o InovaSocial foi um dos selecionados para integrar essa lista!

Após conhecer motivações e dados sobre o campo do investimento social privado e da filantropia no Brasil, o visitante será levado a contemplar quase 300 soluções desenvolvidas nas mais diversas partes do país. A contribuição do ISP e da filantropia para a inovação social se materializa em projetos, programas, metodologias, práticas e frentes de desenvolvimento orientada por duas dimensões: “Ampliando Capacidades de Ação Coletiva” – com iniciativas que se relacionam especialmente com o fortalecimento da ação pública, coletiva e cidadã da sociedade como um todo – e “Inovação na Agenda Pública” – com ações que se destacam especialmente por introduzir práticas e modos de enfrentar os diversos desafios que geram soluções novas e eficazes.

O evento também traz o esforço de conexão desse grande mapa de soluções aos desafios da agenda pública brasileira à agenda global. Um painel interativo relaciona as iniciativas a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Mostra estará aberta para visitação a partir das 10h e, durante toda a semana, haverá uma programação de atividades colaborativas – abertas e gratuitas – que complementam a experiência da exposição, para compartilhar e impulsionar soluções inovadoras para os desafios coletivos do país.


Clique aqui para fazer sua inscrição e conferir a programação completa.


1ª Mostra GIFE de Inovação Social 

Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo)
Espaço Expositivo – Piso Flávio de Carvalho Lateral Vergueiro

Datas e horários:

10 a 17 de setembro de 2019
Terça a sexta, das 10h às 20h;  sábado, domingo e terça (17/09), das 10h às 18h

Entrada gratuita