10 respostas para perguntas que talvez você já tenha feito (ou não)

Por volta dos três ou quatro anos, as crianças começam a demonstrar mais curiosidade a respeito de como as coisas funcionam ou acontecem. Esse estágio do desenvolvimento dos pequenos é conhecido como “Fase dos ‘porquês'”.

Segundo especialistas, essa curiosidade por absolutamente tudo é um resultado da construção da própria identidade do ser humano, que acontece na infância; é quando nos damos conta da importância de nossa existência e passamos a prestar mais atenção no mundo ao nosso redor.

Para algumas pessoas, essa fase pode até passar, para outras não. E ainda bem que não! A curiosidade é um dos maiores impulsionadores da inovação, é o que faz com que você siga sempre em busca de novas coisas, novas experiências e respostas para novas ou velhas perguntas.

Hoje, confira uma seleção especial de vídeos produzidos pelo TED-Ed com respostas rápidas para perguntas interessantes que talvez você nunca tenha feito antes.

Qual é a menor coisa no Universo?

Se você pegasse uma xícara de café e a partisse ao meio, depois ao meio novamente, e continuasse fazendo isso, onde terminaria? Você poderia continuar para sempre? Ou acabaria encontrando um conjunto de blocos de construção indivisíveis dos quais tudo é feito? Jonathan Butterworth explica a teoria do Modelo Padrão e como isso nos ajuda a entender o mundo em que vivemos.


Como carros autônomos “enxergam”?

Está tarde, escuro como breu e um carro autônomo segue por uma estrada estreita. De repente, surgem três perigos ao mesmo tempo. Sem um ser humano ao volante, o carro usa olhos inteligentes, sensores que resolverão esses detalhes em uma fração de segundo. Como isso é possível? Sajan Saini explica como o LIDAR e a tecnologia de fotônica integrada tornam os carros autônomos uma realidade.


O que é consciência?

A paciente P. S. sofreu um derrame que danificou o lado direito do cérebro, deixando-a inconsciente de tudo no lado esquerdo. Se alguém arremessasse uma bola no lado esquerdo dela, ela poderia se esquivar, mas não teria consciência da bola nem saberia por que se esquivou. De onde vem a consciência? Michael Graziano explora a questão que tem afligido cientistas e filósofos há séculos.


Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico é uma enorme rede de células, tecidos e órgãos que coordenam as defesas do nosso corpo contra quaisquer ameaças à nossa saúde. Sem ele, estaríamos expostos e bilhões de bactérias, vírus e toxinas que poderiam tornar fatais um simples corte no dedo ou um simples resfriado. Como ele funciona? Emma Bryce nos leva por uma viagem dentro do corpo para descobrirmos.

https://https//www.ted.com/talks/emma_bryce_how_does_the_immune_system_work?language=pt-br


Como imprimir tecido humano em 3D?

Há atualmente centenas de milhares de pessoas em listas de transplantes, esperando por órgãos essenciais como rins, coração e fígado que podem salvar a vida delas. Infelizmente, não há doadores de órgãos suficientes disponíveis para atender à demanda. E se, em vez de esperar, pudéssemos criar novos órgãos personalizados a partir do zero? Taneka Jones explora a bioimpressão, um novo ramo da medicina regenerativa.


Estamos perto de fazer o upload da mente?

Imagine um futuro em que ninguém morre. Ao contrário, é feito o upload da nossa mente para um mundo digital, no qual ela poderia continuar a existir em um ambiente realista e simulado, com corpo de “avatar”, interagindo e contribuindo para o mundo biológico. O upload da mente tem um forte apelo, mas como o cérebro de uma pessoa seria escaneado para se fazer o upload da mente? Michael S. A. Graziano explora os desafios.


Como funciona a transfusão de sangue?

Em 1881, o médico William Halsted se apressou para ajudar sua irmã Minnie, que teve uma hemorragia após o parto. Ele rapidamente inseriu uma agulha no braço dele, retirou o próprio sangue e o transferiu para ela. Depois de alguns minutos de incerteza, ela começou a se recuperar. O que fez essa transfusão de sangue ser bem-sucedida? Bill Schutt explica a história do procedimento que salva vidas.


Como os métodos contraceptivos funcionam?

Os contraceptivos são feitos para evitar a gravidez de três formas basicamente: bloqueando a passagem do esperma, imobilizando os espermatozoides depois que chegam ao útero, ou suprimindo a ovulação. Mas será que um método é melhor do que o outro? E como funciona cada um deles? NWHunter descreve os mecanismos por trás dos diferentes tipos de contraceptivos.


Quem decide o significado da arte?

Há uma questão que tem sido discutida por filósofos e críticos de arte há décadas: até que ponto a intenção de um artista deve afetar sua interpretação da obra? Os planos e motivações do artista afetam seu significado? Ou tudo vem do julgamento do espectador? Hayley Levitt explora a complexa teia de interpretação artística.


Como funciona o teste de borrões de tinta de Rorschach?

Por quase um século, dez borrões de tinta foram usados ​​como um teste de personalidade quase místico. Por muito tempo restritas a psicólogos e seus pacientes, diz-se que as imagens misteriosas ajudam a compreender o funcionamento da mente de uma pessoa. Mas o que os borrões de tinta realmente nos dizem, e como esse teste funciona? Damion Searls detalha como o Teste de Rorschach pode nos ajudar a entender os padrões de nossas percepções.

__

Créditos: Imagem Destaque – Visual Generation / Shutterstock

Assine nossa newsletter!

Para conferir em primeira mão os conteúdos do InovaSocial em seu e-mail, assine agora nossa newsletter.
Insira o seu e-mail