O combustível de aviação sustentável é realmente sustentável?

O combustível de aviação sustentável é realmente sustentável?

Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou um imperativo, a indústria da aviação também está se movimentando para se adaptar a essa realidade. De um lado do planeta a outro, gigantescas instalações estão surgindo com o intuito de dar um novo propósito ao lixo, transformando-o em petróleo sintético para a produção de combustível de aviação. Enquanto isso, startups inovadoras estão explorando formas de converter CO2 em combustível para jatos. E o cenário é complementado por aviões já no ar, que são abastecidos parcialmente por combustíveis derivados de óleo de cozinha usado.

Essas são as tentativas iniciais da indústria aérea em abraçar o que é conhecido como combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). O intuito é claro: reduzir a pegada de carbono do setor e atender às metas climáticas globais. Mas a pergunta que paira no ar é: o combustível de aviação sustentável é realmente sustentável?

A transição para um combustível mais verde é um desafio, especialmente porque as alternativas, como aviões elétricos a bateria, ainda não são viáveis para voos de longa distância. O SAF, por outro lado, é compatível com as tecnologias aeronáuticas existentes, o que simplifica sua adoção. No entanto, há uma importante ressalva a ser feita: nem todo combustível sustentável é igualmente benéfico para o meio ambiente. Na verdade, algumas alternativas podem até resultar em mais emissões do que o combustível convencional.

Por exemplo, o óleo de cozinha usado, uma das primeiras fontes de SAF, tem um fornecimento limitado e não pode atender às necessidades globais da indústria da aviação. Além disso, SAFs derivados de culturas como cana-de-açúcar ou milho podem contribuir para o desmatamento devido ao aumento da demanda agrícola. E enquanto a transformação do lixo em combustível parece promissora, há preocupações sobre a poluição do ar resultante desse processo.

Entre as alternativas mais promissoras para a produção de SAF, destaca-se o uso de CO2 como matéria-prima. Uma das empresas que vem revolucionando este campo é a startup californiana Twelve. Em uma tentativa ambiciosa de reimaginar o futuro dos combustíveis de aviação, a Twelve está atualmente construindo uma instalação que utilizará CO2, água e energia renovável para produzir combustível para jatos.

Este processo inovador tem um grande potencial para reduzir o impacto ambiental da indústria da aviação. Mas, como qualquer avanço tecnológico, vem acompanhado de desafios significativos. Um deles é a quantidade de energia necessária para converter o CO2 em combustível. Ainda assim, a Twelve está confiante de que, com a energia renovável certa, a pegada de carbono do processo pode ser reduzida em mais de 90%.

Outro desafio é a forma como o CO2 é capturado e utilizado. A Twelve está explorando maneiras de fazer isso de forma eficiente e sustentável, sem contribuir para a poluição adicional. Se bem sucedida, a startup pode passar a desempenhar um papel fundamental na indústria da aviação, fornecendo uma fonte confiável de SAF que é realmente sustentável.

Apesar de os obstáculos para uma adoção mais ampla do SAF serem muitos, principalmente o custo e a disponibilidade em escala, todas as companhias aéreas estão explorando múltiplas abordagens para o combustível de aviação sustentável.

“O maior desafio para obter o SAF é que ele não está atualmente disponível na amplitude, escala ou custo necessários para atingir nossos objetivos de longo prazo ou os de nossa indústria”, diz Diana Birkett Rakow, vice-presidente sênior de assuntos públicos e sustentabilidade da Alaska Airlines. “Houve muito progresso em política pública, ciência e inovação, sinais de demanda e compromissos de produção. No entanto, precisamos garantir que os incentivos de políticas públicas sejam duráveis e de longo prazo o suficiente para reduzir suficientemente o risco e possibilitar o investimento de capital privado. (…) Precisamos de todos os tipos de SAF para o futuro, então seria impraticável e improdutivo escolher um único caminho.”

A mudança para um futuro mais sustentável é uma necessidade inegável para a indústria da aviação. O combustível de aviação sustentável (SAF) pode ser uma parte fundamental dessa mudança, embora seja complexo e desafiador. A pergunta “O combustível de aviação sustentável é realmente sustentável?” ainda está sendo respondida, mas a busca por essa resposta está impulsionando uma inovação significativa e uma profunda reflexão sobre as práticas atuais do setor.

O importante agora é que essa indústria está se movendo em uma direção mais responsável. As dificuldades encontradas na jornada apenas ressaltam a necessidade de políticas claras, tecnologia avançada e um compromisso sério para com a sustentabilidade. Estamos testemunhando a busca por um equilíbrio entre a necessidade de viajar pelo mundo e a necessidade de proteger nosso planeta.

Este é um momento de transição e, embora haja incertezas, há também otimismo. Com o tempo e com o investimento certo em inovação e políticas públicas, a indústria da aviação pode, sim, se tornar um ator importante na construção de um futuro sustentável. Portanto, cada vez que vemos um avião cruzando o céu, podemos ter a esperança de que, em breve, cada voo será um passo rumo a um planeta mais saudável e sustentável.


Imagem Destaque – Sergey Tinyakov/Shutterstock

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